Um míssil disparado do Iêmen em direção a Israel foi interceptado pelo Exército israelense na manhã deste domingo (21). Segundo o governo de Israel, o sistema de defesa antimísseis Arrow 3 derrubou o projétil antes que ele cruzasse o território israelense. Sirenes de ataque aéreo soaram em Eilat, sul de Israel, fazendo com que os moradores fossem para abrigos.
Os rebeldes houthis do Iêmen assumiram a responsabilidade pelo lançamento de mísseis contra o sul de Israel, após o Estado judeu ter bombardeado o porto de Hodeidah, na costa do Mar Vermelho, no sábado (20). O bombardeio israelense foi uma resposta a um drone lançado pelos rebeldes que conseguiu ultrapassar os sistemas ter explodido sobre Tel Aviv, matando um civil israelense.
O porta-voz militar dos houthis, Yahya Sarea, disse em um comunicado que o movimento apoiado pelo Irã lançou uma barragem de mísseis contra “alvos importantes” em Eilat, e também um navio de carga que transitava pelo Mar Vermelho em direção à Malásia. Segundo Sarea, mesmo com os contra-ataques de Israel, o grupo vai continuar suas ações contra a navegação comercial na região do Mar Vermelho.
“As Forças Armadas do Iêmen [como os houthis se definem] confirmam que a resposta à agressão israelense contra o nosso país virá inevitavelmente e será enorme e grandiosa”, ameaçou Sarea. Desde novembro do ano passado, os houthis têm atacado Israel e navios comerciais “em solidariedade” com as milícias em Gaza.
Fonte: gazetadopovo