A belíssima BMW M5 Touring está entre nós. Quer dizer: a perua acaba de ser apresentada globalmente com uma das mais velozes do mundo. E, pela primeira vez em seus 40 anos de história, a station wagon estreia um poderoso conjunto híbrido de mais de 700 cv (o mesmo do novo sedã M5) para concorrer com a Audi RS6 Avant. A chegada ao Brasil, porém, é improvável.
Em sua nova geração, a M5 Touring foi inspirada em modelos de corrida. Isso fica claro pelas linhas robustas, demarcadas por vincos e arestas bem projetadas. Sua linguagem visual não é polêmica como a de tantos outros carros da marca alemã, incorporando faróis full-LED proporcionais, grade frontal bipartida com acabamento preto brilhante e grandes entradas de ar na região inferior do para-choque.
Acompanhando a silhueta, a M5 Touring tem uma grande área envidraçada e rodas de 20 polegadas com assinatura M Sport. Já a traseira é o ponto de maior destaque (e não era para menos), com um grande spoiler, o generoso para-choque e as quatro saídas de escape. As lanternas estão mais compridas e são iluminadas o tempo inteiro por dois filetes de LED separados. Por fim, o porta-malas tem 500 litros de capacidade com abertura e fechamento elétrico da tampa.
A BMW ousou ao incorporar muitos adereços coloridos ao painel da Touring. Detalhes vermelhos e azuis, as cores da linha M Sport, aparecem nos revestimentos e nas partes plásticas. Há uma grande tela integrada para central multimídia e painel de instrumentos, com resolução full-HD e placa de vídeo utilizada em computadores de última geração. Já o console central está mais alto.
Na parte de conectividade, há Android Auto e Apple CarPlay com pareamento sem fio. A BMW também inseriu um novo assistente pessoal controlado por uma inteligência artificial para facilitar tarefas do dia a dia.
Vamos ao coração do BMW M5 Touring, que combina um motor 4.4 V8 biturbo com propulsores elétricos de última geração. Sozinha, a unidade desenvolve 585 cv e 75 kgfm de torque, com a transmissão automática de oito velocidades Steptronic.
O motor elétrico está instalado no câmbio e entrega 197 cv e 20 kgfm extras — o que resulta em 727 cv de potência combinada. Vale lembrar que este resultado não é a soma exata dos números, pois os motores a combustão e elétrico nunca entregam suas capacidades totais no mesmo instante.
A unidade elétrica é abastecida pela bateria de 22 kWh com fonte de carregamento remota (portanto, trata-se de um híbrido plug-in). A capacidade de recarga está limitada a 11 kW (AC) e sua autonomia em modo elétrico é de 67 km em ciclo europeu (WLTP).
Pisando fundo e combinando os motores, a BMW M5 Touring vai de zero a 100 km/h em 3,6 segundos. O que atrapalha a baixar esta marca é o peso da perua: 2.560 kg. A velocidade máxima é de 250 km/h na versão básica, mas pode chegar a 305 km/h com o incremento do pacote M Driver (este é opcional). Para atingir tal marca, só em uma Autobahn alemã…
Ainda de acordo com a marca, a M5 Touring pode chegar a 140 km/h sem a intervenção do motor a combustão. Portanto, é possível dirigir a perua no dia a dia sem despertar o possante 4.4 V8 biturbo, que dormirá tranquilamente abaixo do capô enquanto não emite gases na atmosfera.
Como não poderia faltar em uma legítima perua Motorsport, a nova M5 estreia reforços na suspensão e em todo o sistema de freios. A BMW ressalta o uso de materiais leves, porém de alta resistência, em toda a estrutura do modelo.
A M5 Touring chega às lojas da Europa a partir de 130 mil euros. Em conversão direta, encosta em R$ 780 mil pelo câmbio atual. Claramente, se um dia a BMW optasse por lançá-la no Brasil, o valor na etiqueta superaria a casa do milhão.
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Fonte: direitonews