Ter o carro que a gente gosta é sempre bom, mas tem horas que é preciso escolher um que não foge do trabalho. São carros bons e econômicos para transportar pessoas, carga, fazer entregas. Enfim, as possibilidades são muitas.
A Autoesporte listou cinco modelos que são bons para diversas atividades. Então tem desde sedã para aplicativo até picapes para boas para a terra, passando por furgão pequeno.
A Toyota Hilux é conhecida pela sua robustez, então nada melhor que a sua versão mais trabalhadora, a versão Chassi. Ela vem com a cabine simples e sem caçamba, para que o comprador escolha o implemento que quer usar. Pode ser desde carroceria de madeira até baú de alumínio. Lembrando que ela se encaixa na categoria Veículo Urbano de Carga (VUC) e pode ser dirigida com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria B.
Ela vem com o conhecido motor 2.8 turbodiesel com 204 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis marchas e tem tração 4×4 reduzida com acionamento eletrônico, e com bloqueio do diferencial traseiro.
Lançada no começo do ano, a Fiat Titano tem uma vantagem clara sobre as rivais: é a picape média a diesel com tração 4×4 mais barata do Brasil. Depois dela, que custa R$ 219.990, só a Chevrolet S10 WT —que tem cabine simples—, sai por R$ 236.690.
A Titano vem com motor 2.2 turbodiesel de 180 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Na versão Endurance, voltada para o trabalho, o câmbio é manual, mas a tração 4×4 foi mantida para a lida em terrenos mais difíceis. A caçamba tem volume para carregar 1.314 litros e sua capacidade de carga é de 1.020 kg.
Para tentar brigar com a Fiat Fiorino, a Renault resolveu trazer a Kangoo da Argentina. O furgão compacto é próprio para fazer entregas urbanas, principalmente para produtos de comércio eletrônico. No preço, as duas rivais praticamente empatam. Enquanto a Renault sai por R$ 120.800, a Fiat custa um pouco menos: R$ 120.490.
A Kangoo usa o motor 1.6 flex Sce, que por aqui é vendido no Duster e na Oroch com 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque. O câmbio será manual de seis marchas. As duas concorrentes têm um baú com 3,3 m³ de área para carga, mas a Renault leva 100 kg a mais com seus 750 kg de capacidade. Outra vantagem é a porta deslizante lateral que a Fiat não tem.
Se o trabalho for transporte de passageiros, uma boa pedida é o Volkswagen Virtus TSI, a versão mais barata do sedã. Ele vem com o econômico motor 1.0 turbo flex de 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque acompanhado do câmbio manual de cinco marchas. Segundo o Inmetro, ele faz 8,4 km/l com etanol na cidade e 10,5 km/l na estrada. Na gasolina, o consumo é respectivamente 12,1 km/l e 14,8 km/l.
Outra vantagem é o conforto para o passageiro que vai no banco de trás. O espaço para as pernas é bom graças à distância entre-eixos de 2,65 m. O porta-malas de 521 litros também ajuda quando precisa levar alguém para uma viagem.
Caso o custo seja a prioridade, e não espaço e potência, uma boa pedida é o Hyundai HB20 Sense Plus. O modelo foi escolhido por dois anos no Qual Comprar, da Autoesporte, justamente pelo baixo custo para manter o hatch, superando rivais como Chevrolet Onix, Volkswagen Polo e Fiat Argo.
A versão de entrada vem com motor 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm e câmbio manual de cinco marchas. Tem itens como ar-condicionado, direção elétrica, quatro airbags, chave canivete e rodas de 15” com calotas.
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Fonte: direitonews