A divisão esportiva Ford Performance faz sua estreia no Brasil dois anos antes do retorno da fabricante à Fórmula 1. A novidade será o lançamento de kits de preparação e customização para a linha atual, bem como a organização de eventos e ações exclusivas aos clientes.
A Ford Performance pode ser vista como uma preparadora oficial. Além da venda de modelos assinados pela subdivisão, a oficina da marca também poderá customizar carros que deixam as lojas sem os kits — tudo sem perder a garantia de fábrica. Maiores detalhes ainda não foram divulgados, nem os carros que devem receber as modificações.
Para apresentar a nova divisão, a Ford levou uma F-150 com kit Performance ao Festival Interlagos. A picape de grande porte recebeu um upgrade que fez sua potência saltar de 405 cv para 700 cv, além das rodas exclusivas de 22 polegadas, suspensão rebaixada e os acabamentos especiais do pacote Bronze Edition.
Este incremento foi possível graças à adoção de um compressor mecânico de três litros que sobrealimenta o motor 5.0 V8 da família Coyote. Assim, a picape recebeu 295 cv extras. A venda deste pacote não está confirmada para o Brasil.
Vale lembrar que três carros assinados pela Ford Performance já são vendidos no Brasil: Ranger Raptor, Mustang GT e Mustang Mach-E. A chegada da F-150 Raptor, com o truculento motor V8 de 730 cv, pode complementar a linha.
A marca antecipou que os clientes da Ford Performance terão acesso a eventos exclusivos, como track days e até ações internacionais. Também está previsto o licenciamento de produtos, o que deve incluir peças de vestuário, garrafas, quadros, miniaturas, entre outros.
Além do Brasil, a Ford Performance estreia na Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Segundo Antonio Baltar Jr., diretor de vendas e marketing da marca, a chegada da subdivisão vai facilitar a integração de tecnologias das pistas em carros de rua. A principal delas, como antecipamos, acontecerá em 2026 com o despertar do motor do novo carro da Red Bull.
No ano passado, a Ford confirmou seu retorno à maior competição de automobilismo do mundo como parceira da Oracle Red Bull Racing. A partir de 2026, a fabricante vai ajudar no desenvolvimento dos motores híbridos e terá sua marca exibida não apenas nos carros da marca de energéticos, mas também da AlphaTauri.
Inclusive, as marcas já estudam estes novos motores híbridos desde o ano passado. O papel da Ford neste processo será a contribuição na criação de células de bateria e motores elétricos, bem como softwares de controle e análise de unidades de potência.
O lançamento da Ford Performance na América do Sul tem o objetivo de aproveitar este embalo. A marca não está presente na Fórmula 1 desde 2005, quando vendeu a Jaguar para o grupo Red Bull. Coincidentemente, as empresas voltam a trabalhar juntas após quase 20 anos.
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Fonte: direitonews