O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) oferece uma lista com o intuito de avaliar os veículos de acordo com sua eficiência energética. São 947 modelos e versões de 36 marcas avaliados e classificados com notas que vão de “A” a “E”, sendo “A” para modelos mais eficientes e “E” para aqueles mais beberrões. Na mais recente atualização, o Inmetro, responsável pelo PBEV, divulgou novos números, inclusive “entregando” o consumo de veículos ainda não lançados.
Porém, além do consumo em km/l, um outro índice serve para medir e criar comparabilidade entre diferentes carros. É a eficiência do automóvel em megajoules por quilômetro (MJ/km), ou consumo energético, que é o quanto o carro gasta de energia para se deslocar. Quanto menor esse valor, mais eficiente é o veículo, e o critério de desempate é o consumo urbano com etanol.
Nessa lista dos mais econômicos, levamos em conta apenas modelos à combustão, já que para veículos elétricos a avaliação é feita através da autonomia. Nesse cenário, o ranking apresenta algumas mudanças em comparação ao primeiro semestre, como a saída do Renault Stepway da lista, além de aumento na eficiência energética do Hyundai HB20. Já o hatch Renault Kwid segue com o título de carro mais eficiente do país. Confira abaixo o top 10.
Fiat Mobi: veja preços na Tabela Fipe e pontos fortes do subcompacto
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews