Irga e UFSM promovem simpósio sobre impacto das enchentes nas áreas de arroz


O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizam, nos dias 29 e 30 de julho, o simpósio “Impacto das enchentes: propostas de recuperação e a próxima safra”. O evento ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Rurais da UFSM, em Santa Maria. As palestras são abertas ao público e as inscrições podem ser feitas neste link.

“Após os eventos climáticos severos que atingiram o Rio Grande do Sul, no final de abril e maio deste ano, a região Central do Estado, caracterizada por intensiva atividade orizicola, foi fortemente impactada pelas enchentes. Diante dessa situação, estamos organizando esse simpósio. Considerando a importância científica e técnica desse evento para a cadeia orizícola, convidamos a todos para participar”, comenta a diretora técnica do instituto, Flávia Tomita. 

Confira a programação

DIA 29/07

13h30 – Abertura: com o reitor da UFSM, Luciano Schuch, e o presidente do Irga, Rodrigo Machado
14h – Palestra de Abertura: Como o El Niño de 2023/2024 impactou o RS, e o que esperar para a próxima safra? Com Dra. Jossana Cera (Irga)
14h45 – Discussão

PAINEL 1: DIAGNÓSTICO DE IMPACTOS E AÇÕES EM ANDAMENTO
15h – Palestra 1: Diagnóstico dos impactos causados pelas enchentes em áreas arrozeiras. Com Luiz Fernando Siqueira (Irga)
15h40 – Palestra 2: Proposta da sequência das ações no processo de recuperação das áreas atingidas. Com Adalton Siqueira (engenheiro agronômo) e Sanderlei Pereira (engenheiro agronômo)
16h10 – Palestra 3: O que o produtor pode fazer e no que é necessário ajuda? Com Jair Buske (produtor rural)
16h40 – Discussão: Moderador Alan Kochenborg (engenheiro agronômo)

PAINEL 2 – AÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DO SOLO PARA AS ÁREAS ATINGIDAS PELAS ENCHENTES

17h20 – Palestra 1: Práticas para recuperação do solo. Com Dr. Ibanor Anghinoni (Irga)
17h50 – Palestra 2: Manejo da biologia do solo para apressar a recuperação. Com Dra. Emanuele Junges (IF Farroupilha)
18h20 – Discussão: Moderador Dr. Filipe Selau Carlos (UFPel) 

DIA 30/07

PAINEL 3 – AÇÕES ESTRUTURANTES PARA UMA ATIVIDADE AGRÍCOLA MAIS RESILIENTE

8h30 – Palestra 1: Uma visão macro da bacia do Jacuí: origem e consequências das enchentes. Com Dr. Anderson Ruhoff (IPH – UFRGS)
9h – Palestra 2: Serviços agroecossistêmicos nas propriedades de terras baixas: áreas de amortecimento (efeito esponja) para prevenção de enchentes. Com Dr. Fernando Meirelles (IPH – UFRGS)
9h30 – Palestra 3: Planejamento conservacionista de água e solo em bacias hidrográficas, visando o controle de enchentes de processos erosivos. Com Dr. Jean Minella (UFSM)
10h – Discussão: Moderador Enio Coelho (Irga)
11h – Palestra: Segurança jurídica nas atividades de reconstrução. Com Marcelo Camardelli Rosa (secretário de Estado Adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura)

PAINEL 4 – NOVAS TECNOLOGIAS PARA CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS EM ARROZ IRRIGADO:

APRENDIZADOS E ORIENTAÇÕES PARA A PRÓXIMA SAFRA

13h45 – Palestra 1: Manejo de resistências de plantas daninhas em sistemas de produção com arroz. Com Dr. Aldo Merotto (UFRGS)
14h35 – Basf – Sistema ProvísiaTM
14h55 – RiceTec – Sistema Max-AceTM
15h15 – Discussão: Moderador MSc. Carlos Mariot (Irga)
15h45 – Palestra: Agronegócio Brasileiro: Economia, Preservação Ambiental e Impacto Social. Antônio da Luz (economista chefe da Farsul)

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Bombeiros destrói loja agrícola em empresa agrícola em Tapurah
Próxima Fertilizantes mais caros em julho: impacto das commodities