Uma projeção eleitoral atualizada nesta quarta-feira (17) pela revista Economist aponta que Donald Trump está com ampla vantagem contra o atual mandatário americano Joe Biden.
Nas sondagens nacionais, o ex-presidente republicano aparece com 46% da intenção de votos, enquanto o democrata surge com 43%.
A pesquisa também projeta que Trump tem cerca de 3 em 4 chances de ganhar os colégios eleitorais necessários para sua vitória, restando apenas 1 em cada 4 chances para Biden.
Os candidatos precisam de 270 colégios para vencer a disputa presidencial. As sondagens da Economist apontam que o republicano pode conquistar 312, contra 226 do atual presidente democrata.
Na maioria dos estados-chave (Michigan, Wisconsin, Pensilvânia, Nevada, Geórgia e Arizona), os republicanos aparecem com uma vantagem confortável, de acordo com a revista. Esses seis estados (que acumulam juntos 77 dos votos totais) serão decisivos para as eleições de novembro.
Em 2016, Trump conquistou apoio de cinco dos seis. Nas eleições de 2020, Biden venceu em todos eles.
A projeção eleitoral do Economist sofreu grandes alterações desde o início da campanha presidencial, em março.
No primeiro dia avaliado (1º de março), o apoio a Trump era de 58% contra 42% de Biden. Na última atualização (17 de julho), após o atentado contra o ex-presidente dos EUA, a aprovação à sua candidatura disparou, atingindo 77% contra 23% do adversário democrata.
O método de elaboração das projeções do Economist leva em conta as chances de cada candidato principal vencer em cada estado e no colégio eleitoral geral.
O esquema é desenvolvido com uma equipe de acadêmicos da Universidade de Columbia, em Nova York. A previsão combina pesquisas nacionais e estaduais com dados fundamentais sobre o estado da economia, padrões históricos de votação e a demografia de cada estado para prever a probabilidade de vários resultados da corrida eleitoral.
Fonte: gazetadopovo