Exclusivo: Volkswagen A0 SUV terá painel diferente do Nivus (e melhor)


A Volkswagen engatou a quinta marcha no desenvolvimento do projeto VW246 ou A0 SUV, que será lançado no Brasil no segundo trimestre de 2025, com produção em Taubaté (SP). Os recentes flagras de protótipos do modelo com carroceria definitiva corroboram isso. O projeto será herdado do hatch europeu Skoda Fabia, com direito a inéditos faróis de LED compartilhados com os do Nivus reestilizado.

Só que a ligação do Volkswagen A0 SUV com o hatch vendido pela subsidiária tcheca do grupo será ainda maior do que pensávamos. Autoesporte apurou que o projeto VW246 também terá um interior com elementos vindos do Skoda Fabia. Todos os bancos e painéis virão dele, com eventuais adaptações para a realidade de mercado brasileira.

Isso significa que o painel central terá muito pouco do que vemos em outros produtos nacionais da plataforma MQB A0, como Polo, Virtus, o próprio Nivus e o T-Cross. Aliás, é importante ressaltar que o projeto VW246 será posicionado abaixo de Nivus e T-Cross no portfólio, como o SUV compacto de entrada da marca no país, com preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil.

Mesmo com a proposta de baixo custo e com predominância de plástico rígido, ao aproveitar a base do painel do Skoda Fabia o A0 SUV terá um acabamento interno mais criativo que o de seus irmãos de plataforma. Por exemplo, seu painel será mais baixo e minimalista, deixando o quadro de instrumentos mais proeminente e a central multimídia inteiramente destacada.

Também podemos esperar por saídas de ar com borda circular, similares às do Fabia. O volante será o mesmo do próprio Nivus, assim como os comandos de ar-condicionado. O cluster deve ser digital de 8 ou 10,25 polegadas, a depender da versão. Já o sistema multimídia será o conhecido VW Play, de 10,1 polegadas. O freio de estacionamento será sempre manual.

Os painéis laterais também virão do Skoda Fabia, porém adaptados ao público mais conservador do Brasil, com linhas e até maçanetas internas mais sóbrias. Os bancos serão outra heranã do Skoda, com opção bipartida na traseira. Só não espere pelo teto solar presente no hatch europeu. O porta-malas será um trunfo do projeto contra Fiat Pulse e Renault Kardian, com volume próximo a 400 litros.

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Por fora, o Volkswagen A0 SUV também terá diferenças importantes em relação aos demais carros nacionais da VW. Além dos faróis inéditos, ele terá uma linha de cintura ascendente com vincos mais bem demarcados pela lateral e para-lamas pronunciados, o que aproxima seu visual com o de modelos europeus da fabricante alemã, como o novo Tiguan e o T-Roc. As formas das portas laterais, contudo, serão outra ligação com o Skoda Fabia.

Os faróis serão compartilhados com o Nivus, mas terão um arranjo interno diferente, com uma divisão na guia superior de LED e uma discreta máscara escurecida na base. Já o para-choque frontal trará recortes amplos, enquanto o capô elevado e côncavo dará ao modelo o aspecto de robustez que a Volkswagen precisa para chamá-lo de SUV.

Na traseira, o par de lanternas será por peça única de cada lado, sem iluminação estendida para a tampa do porta-malas. Uma régua em preto brilhante vai percorrer toda a largura do compartimento de carga para interligar as peças, mas sem função luminosa ou refletora.

Por trazer a estrutura do Skoda Fabia, o A0 SUV terá exatamente o mesmo entre-eixos do Polo: 2,57 metros. Nas demais dimensões, teremos cerca de 4,13 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,60 m de altura.

Seu motor será sempre o 1.0 TSI turbo flex de três cilindros com 12 válvulas e injeção direta de combustível da família EA211, em duas calibrações. Na mais mansa, são 109 cv de potência com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm de torque com qualquer combustível. O câmbio, aqui, é manual de cinco marchas (MQ200) ou automático de seis marchas (AQ160-6F).

Na mais forte, chamada 200 TSI, são 116 cv de potência com gasolina e 128 cv com etanol, e 20,4 kgfm de torque independentemente do combustível aplicado, sempre com a transmissão automática de seis marchas (AQ200).

Este é o grande segredo por trás do projeto. De concreto, podemos afirmar apenas que o nome Gol está descartado, conforme reforçado em recente entrevista do atual presidente da marca no Brasil, Ciro Possobom, ao podcast CBN Autoesporte.

Em outubro do ano passado, a Volkswagen fez uma clínica com potenciais clientes para apresentar sete possíveis nomes definitivos para o A0 SUV: Tera, Teon, Taira, Therion, Copan, Copa e Hera. Desses, apenas Tera, Therion e Hera estão registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Contudo, corre por fora outra opção patenteada há mais tempo pela marca: T-Sport, que chegou a ser cogitada para o Nivus.

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Fonte: direitonews

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