Na tarde desta terça-feira (06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou bilionários que preferem “colonizar Marte a cuidar da Terra”. Ele deu as declarações em Santiago, no Chile, onde participou do lançamento da pedra fundamental de um novo centro espacial chileno.
Em sua fala, o petista afirmou que “devaneios” de empresários “não substituem a ação e a orientação do Estado” no setor de tecnologia espacial.
Na cerimônia, os governos brasileiro e chileno assinaram um memorando de entendimento sobre cooperação em atividades espaciais para fins pacíficos, a fim de realizar intercâmbio de informações nas pesquisas da área.
“Os devaneios de bilionários, que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra, não substituem a ação e a orientação do estado”, disse Lula durante pronunciamento.
O petista também afirmou que o “setor espacial é mais estratégico do que nunca para o desenvolvimento” das nações.
Diante da competição global na área, Lula ressaltou a importância da cooperação entre os países com menos recursos.
“Quando se trata de tecnologia, a prática corrente do mundo em desenvolvimento costuma ser correr ao topo e, como diz o economista sul-coreano, chutar a escada para que os outros não a alcancem. A cooperação entre os países do Sul [Global] tem potencial para reverter essa desvantagem. Juntos poderemos multiplicar a capacidade de erguer a nossa própria escada”, afirmou o petista.
Fonte: gazetabrasil