Nova Volkswagen Amarok terá 6 versões, 3 motores e “bússola de segurança”


A Volkswagen Amarok 2025 foi oficialmente lançada na noite desta terça-feira (6) no mercado argentino. A chegada da picape média com visual renovado e novos equipamentos antecipa as novidades do modelo que será lançado no Brasil durante a Festa do Peão de Barretos, no dia 15 de agosto.

Trata-se do segundo facelift da história da picape, produzida sempre na mesma geração e quase sem mudanças na fábrica de General Pacheco desde 2010. Neste novo ciclo, a Volkswagen Amarok 2025 terá seis versões no país vizinho: Trendline, Comfortline, Highline, Extreme, Black Style e Hero. Considerando todas as combinações de motores, câmbios e trações, a nova Amarok pode chegar a dez opções.

Vale lembrar que uma Amarok totalmente nova é vendida em outras partes do mundo, baseada na Ford Ranger. A Volkswagen investiu US$ 250 milhões na fábrica de General Pacheco em 2022, e parte do montante foi usado para reestilizar a picape média já existente.

Além do visual, a novidade fica por conta da adoção de um pacote de assistências ativas de segurança (ADAS), que inclui alerta de colisão frontal, alerta de pedestres e outros equipamentos. Falaremos deles à frente. Antes, vamos aos detalhes mecânicos.

Na Argentina, a nova Volkswagen Amarok continuará sendo oferecida com motores 2.0 TDi turbo diesel de 140 cv de potência e 35 kgfm de torque, 2.0 TDi biturbo diesel de 180 cv e 42 kgfm e 3.0 V6 de 258 cv e 59 kgfm. As duas primeiras configurações são oferecidas com câmbio manual de seis marchas ou automático de oito, com opção de tração 4×2 ou 4×4.

Já a versão V6 continua à venda apenas com transmissão automática e tração integral 4 Motion. Aqui, é a primeira marcha do câmbio fornecido pela ZF que opera como reduzida.

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Na configuração V6, a Amarok continua superando os 250 cv de potência da Ford Ranger e mantém o posto de picape mais potente feita na Argentina. Desde 2022, a picape da Volkswagen é vendida no Brasil exclusivamente com motor V6. Resta saber se a estratégia será mantida ou se a caminhonete voltará a ter versões 2.0 TDi no mercado brasileiro.

Como Autoesporte antecipou, a Amarok recebeu equipamentos para compor um pacote ADAS inédito. Além dos alertas de colisão frontal e de pedestres, a marca incluiu assistente de permanência em faixa, monitoramento de tráfego cruzado e indicador de velocidade máxima.

Estes itens estão disponíveis apenas nos pacotes V6 e podem ser controlados pelo motorista por meio de uma “bússola” instalada no painel de instrumentos. Outra novidade é que agora as versões mais potentes oferecem seis airbags de série (antes eram quatro).

Ironicamente, a Amarok está mais parecida com a Saveiro por conta do formato dos faróis. A iluminação de neblina com formato triangular é uma clara referência ao Nivus. Ademais, na versão Extreme, a grade traz uma barra iluminada e, logo abaixo, o emblema V6 – que indica a motorização.

As mudanças são mais sutis na traseira, com leves mudanças nos grafismos das lanternas e nova tipografia para o logotipo na tampa da caçamba.

As dimensões ainda não foram divulgadas na Argentina. Medidas como comprimento e largura podem mudar com a adoção dos novos para-choques, mas a tendência é que a Amarok mantenha seus 5,25 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,83 m de altura e 3,09 m de distância entre-eixos. A caçamba comporta 1.280 litros e tem capacidade de carga para até 1.105 kg.

A cabine continua sendo uma viagem no tempo, pois a Volkswagen preservou o painel de 2010. Vale destacar a estreia de uma nova central multimídia, com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Atrás do volante, o painel de instrumentos ainda é analógico, com dois mostradores físicos (velocidade e conta-giros) e uma pequena telinha central que exibe as principais informações do computador de bordo. Para não precisar de um cluster digital, a Volkswagen adotou a já mencionada pequena bússola com mostradores digitais do pacote de segurança no meio do painel. Nos primeiros flagras do painel da nova Amarok, chegou-se a especular que aquela peça seria um relógio.

Por fim, o logotipo da Volkswagen foi atualizado ao centro do volante, por mais que a peça seja a mesma de antes.

O mercado argentino vai receber a nova Volkswagen Amarok por valores que partem de 38 milhões de pesos na versão de entrada (em torno de R$ 232 mil) e chegam a 66 milhões no pacote mais caro (quase R$ 400 mil). As versões e os preços para o Brasil serão anunciados na Festa do Peão de Barretos.

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Fonte: direitonews

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