Após rara erupção solar, os céus do norte dos EUA e Canadá exibem luzes impressionantes (FOTOS)


O Centro Nacional de Previsão Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) e o Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC, na sigla em inglês) emitiram um alerta de tempestade geomagnética para o último fim de semana, embora o espetáculo celestial possa ser visível posteriormente.
As luzes estavam previstas para chegar mais ao sul do que o normal e podem ser visíveis em partes dos EUA, incluindo os estados de Washington, Idaho, Montana, Dakota do Norte e do Sul, Minnesota, Wisconsin, Michigan, Nova York e Maine, disse o SWPC.
Aqui está uma animação das últimas 24 horas de previsões de aurora boreal para a América do Norte. Imagens do Centro de Previsão do Clima Espacial (NOAA)
A aurora boreal brilhou no céu do norte de Michigan na quarta-feira (31)
Ao mesmo tempo, auroras muito mais intensas poderão ser visíveis no norte do Canadá e no Alasca.
O evento, que é já conhecido por especialistas, é fruto de uma poderosa tempestade solar, que anteriormente já produziu espetáculos de luzes celestiais raros nos céus dos EUA, Reino Unido e Rússia, no mês de maio.
Aurora boreal pode ser vista em Nova York e Idaho
As fotos do clima hoje são um olhar sobre a beleza das auroras boreais sobre o parque Pipers Lagoon, Nanaimo, Canadá, bem cedo. Consulte sua previsão do tempo no canal Chek News. Fotos de Julie Boyer
Cientistas previram mais exibições de auroras boreais para o mês de agosto, e até mesmo para os meses seguintes, depois que foi descoberto que havia mais manchas solares na superfície solar em julho do que em qualquer outro momento desde dezembro de 2001. De acordo com a NASA, manchas solares — que são o indicativo de distúrbios magnéticos na superfície do Sol — são contadas todos os dias desde 1611 para determinar o quão magneticamente ativo o Sol está.
Sol, imagem ilustrativa - Sputnik Brasil, 1920, 16.05.2024

O show celestial que iluminará os céus da Terra é causado por uma ejeção de massa coronal (CME, na sigla em inglês) que está associada a uma poderosa explosão solar que irrompeu do Sol no dia 1º de agosto, explica o portal Space.com.

CMEs carregam átomos eletricamente carregados conhecidos como íons e quando colidem com a magnetosfera da Terra podem causar tempestades geomagnéticas. Os íons vão interagir com gases na atmosfera da Terra e emitir energia que assume a forma de luz, e essa luz é o que conhecemos como aurora boreal, ou aurora austral no Hemisfério Sul.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Maduro Acusa EUA e Elon Musk de Tentativa de Golpe na Venezuela
Próxima General francês diz haver dificuldades no transporte de equipamentos militares pela Europa