O Ministério da Agricultura anunciou nesta sexta-feira (2) que mais 17 lotes de marcas de café torrado foram considerados impróprios para o consumo. A decisão foi tomada após a detecção de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido, conforme estabelecido pela Portaria nº 570/2022. (Lista no final da matéria).
Os consumidores que adquiriram esses produtos devem interromper imediatamente seu consumo e têm o direito de exigir a substituição dos itens, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. O governo reforça que qualquer venda dessas marcas deve ser reportada pelo canal oficial Fala.BR, incluindo informações sobre o estabelecimento e o endereço onde o produto foi adquirido.
As análises realizadas em julho pelas equipes do ministério identificaram irregularidades nos seguintes produtos: Oba Oba Sorriso, Exemplar, Matão, Belo, Moreno, Pureza, Terra da Saudade, Góes Tradicional a Vácuo, Serra do Brasil, Cambeense, Dourados, Do Norte, Salute, Ivaiporã, Terra da Gente e Dona Filinha.
Em situações como esta, consideradas de risco à saúde pública, a legislação exige que as próprias empresas responsáveis recolham os produtos do mercado. O Ministério da Agricultura orienta a população a deixar de consumir esses cafés e a solicitar a substituição às empresas, conforme estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor.
Fonte: gazetabrasil