Peru concede pensão vitalícia a ex-presidente Fujimori


O Congresso peruano aprovou nesta sexta-feira (2) a concessão da pensão vitalícia ao ex-presidente Alberto Fujimori, de 15.600 soles peruanos (R$ 24 mil) mensais.
A informação foi dada pelo chefe do Departamento de Recursos Humanos do Congresso, Haydi Figueroa, em carta enviada a Fujimori replicada pelos meios de comunicação do país.

“A solicitação de pensão para ex-presidentes constitucionais da República, estabelecida na Lei 26519, apresentada pelo senhor Alberto Fujimori, resultou procedente”, informou Figueroa.

A candidata presidencial Keiko Fujimori durante entrevista coletiva em Lima, Peru - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2024

Com 86 anos, Fujimori foi condenado a 25 anos de prisão em 2009 por corrupção e violações de direitos humanos durante sua gestão. Ele foi libertado após o Tribunal Constitucional restituir um indulto concedido em 2017 pelo então presidente Pedro Pablo Kuczynski, devido ao estado de saúde de Fujimori.
A medida do Congresso causou polêmica por existir no Peru uma norma que proíbe o pagamento de pensões a ex-presidentes que devam reparações civis ao Estado.
Fujimori tem uma dívida de 57 milhões de soles peruanos (R$ 88 milhões), mas o Congresso desconsiderou a norma proibitiva em uma ação classificada como arbitrária por diversos setores políticos e da sociedade civil.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Tiroteio em jogo de futebol deixa 10 feridos em Recife; ASSISTA!
Próxima “Acabar com a fome é a principal bandeira do nosso governo”, afirma ministro de Lula