Neta GT, Aya e X são os três primeiros elétricos da marca chinesa no Brasil


Com estreia prevista no Brasil em 2024, a marca chinesa Neta fará sua primeira apresentação ao público durante o Festival Interlagos, que acontecerá em São Paulo (SP) entre os dias 9 e 11 de agosto. O cupê esportivo GT já estava confirmado para a exibição, mas Autoesporte apurou que o hatchback Aya e o SUV médio X também serão mostrados.

O Neta GT é um esportivo elétrico que ainda não tem rival direto entre as marcas chinesas do Brasil. Em um patamar inferior, o Aya será rival de BYD Dolphin e GWM Ora 03, enquanto o X chega para concorrer com o BYD Yuan Plus. Estes serão os primeiros carros da marca no país. Falaremos sobre cada modelo abaixo.

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Assim como as conterrâneas, a Neta promete não só vender, mas também produzir carros no Brasil. Autoesporte apurou que a marca chinesa tem sondado a fábrica que a Toyota fechou recentemente em Indaiatuba (SP). O plano é inaugurar o complexo em 2026.

Também está no cronograma da marca o desenvolvimento de um motor flex. A diferença é que os veículos da Neta não são híbridos. São os chamados elétricos de autonomia estendida (EREV), nos quais o motor a combustão atua apenas como gerador caso a energia das baterias acabe, a fim de aumentar a autonomia. A tração das rodas é sempre feita pelos motores elétricos.

O Neta GT foi o primeiro modelo confirmado para o Brasil. Com influências claras do Chevrolet Corvette, o cupê tem duas versões no mercado chinês: uma de 231 cv (tração traseira) e outra com 560 cv (tração integral). Este último vai de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

Na China, a Neta divulga que o GT tem 560 km de autonomia na versão monomotor e 580 km na configuração com dois motores elétricos (assíncronos). O conjunto de baterias de íons de lítio tem 64,2 kWh de capacidade.

Em dimensões, o Neta GT tem 4,71 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,45 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,77 m. Seu porta-malas tem 297 litros de capacidade.

Outra novidade da chinesa no Festival Interlagos, o Neta Aya é um hatchback que mistura elementos de crossover. Tem baterias de íons de lítio com 35 ou 55 kWh no mercado chinês, mas o pacote para o Brasil ainda não foi confirmado. As versões desenvolvem 55 cv e 95 cv, respectivamente. Já a autonomia varia entre 301 km e 401 km no ciclo chinês WLTC.

As dimensões do Neta Aya são peculiares: 4,07 m de comprimento, quase igual a um Dolphin, porém com apenas 1,69 m de largura e 2,42 m de entre-eixos (a mesma distância de um Renault Kwid). Assim, o modelo será menos espaçoso que o BYD Dolphin, que ostenta 2,70 m de distância entre os eixos. O porta-malas do Aya tem 330 litros de capacidade.

A aparição do Neta X em Interlagos nem chega a surpreender, pois o SUV foi flagrado em testes na capital paulista sem qualquer camuflagem. É um dos carros da marca com maior número de versões, oferecendo 152, 163, 203, 228 e até 299 cv. Sua autonomia em ciclo chinês vai de 400 a 660 km.

Falando de proporções, o Neta X tem 4,53 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m e distância entre-eixos. Portanto, seu porte é semelhante a um Honda CR-V. O porta-malas tem capacidade para 508 litros.

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Fonte: direitonews

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