A longa manipulação da mídia e do Partido Democrata sobre o declínio da saúde do presidente Joe Biden finalmente implodiu.
A máscara foi completamente retirada na quinta-feira (27) à noite, quando a narrativa sobre Biden estar bem desmoronou em um aflitivo “debate” de 90 minutos com o ex-presidente Donald Trump.
Você provavelmente já viu pelo menos alguns vídeos e cortes, então não vou me alongar no assunto. Foi nada menos que um desastre para Biden e seus aliados democratas. A grande mentira sobre a saúde do presidente foi completamente exposta e é virtualmente impossível esconder essa verdade do povo americano agora.
Somando-se à constatação de que Biden provavelmente não está no comando da Casa Branca e de que os Estados Unidos têm um presidente apenas no nome, está a inversão completa da vasta máquina de mensagens da mídia.
Se você tivesse ouvido apenas a grande mídia e a de esquerda nos últimos quatro anos, você pensaria que Biden está bem. Qualquer história sobre seu declínio físico e mental era considerada falsa, apenas um argumento mesquinho dos republicanos.
Claro, o presidente está um pouco mais lento agora, mas isso significa que ele tem mais sabedoria. A idade é o superpoder de Biden!
Uma noite mudou muita coisa
Foi possível ver em tempo real durante o debate como as engrenagens do complexo mídia-democratas pararam e inverteram o curso.
Simplesmente não há como negar o que todos viram na quinta-feira sem que isso implique na perda total de credibilidade.
De repente, todos aqueles meios de comunicação e comentaristas têm de aceitar a verdade dolorosamente óbvia de que Biden parece estar em grave declínio mental relacionado com a idade.
Não são poucos os comentaristas democratas que estão falando abertamente agora sobre como Biden precisa ser substituído na chapa presidencial democrata. Não sei como eles vão sair desta crise que eles mesmos criaram. Talvez não devessem ter mentido aos eleitores democratas e ao povo americano nos últimos cinco anos.
Antes que a mudança completa para “na verdade, Biden não está bem; vamos substituí-lo pelo candidato X” se torne a história dominante — ou todos eles simplesmente voltem ao modo de negação depois que Biden se recusar a ceder — aqui, para constar, está uma rápida retrospectiva de alguns momentos notáveis de manipulação na mídia desde o início do ano.
Joe Scarborough diz que Biden está melhor do que nunca
O apresentador do “Morning Joe” da MSNBC, Joe Scarborough, disse em março de 2024 que Biden atingiu uma forma final e magnífica. Segundo ele, Biden não está apenas lúcido, mas também está “intelectualmente, analiticamente” melhor do que nunca.
Paul Krugman: A democracia é importante demais para pensar na saúde de Biden
Em fevereiro, o colunista do The New York Times Paul Krugman escreveu um artigo implorando à mídia que não desse absolutamente nenhuma atenção à saúde de Biden — que, segundo Krugman, está ótima, até imaculada.
Krugman escreveu que “a preocupação com a idade de Biden ofuscou os verdadeiros riscos na eleição de 2024”. Ele então criticou o procurador especial Robert Hur por dizer em seu relatório que Biden manuseou de forma incorreta documentos confidenciais. Hur defendeu o presidente como sendo um “homem idoso e bem-intencionado com memória fraca”.
O colunista do New York Times enfatizou que se deve simplesmente confiar quando ele diz que Biden está totalmente bem.
“Há percepção e há realidade: como qualquer pessoa que tenha passado algum tempo recentemente com Biden (e eu passei) pode te dizer, ele está em plena posse de suas faculdades – completamente lúcido e com excelente compreensão dos detalhes. É claro que a maioria dos eleitores não consegue vê-lo de perto, e cabe à equipe de Biden resolver isso.”
Repórteres do NY Times: vídeo de Biden com aparência ruim é “enganoso”
Não foram apenas comentaristas liberais que têm encoberto Biden. Reportagens de veículos da grande mídia reforçaram a ideia de que questionamentos sobre a saúde de Biden são notícias falsas — ou, no novo jargão — “cheap fakes” (vídeos manipulados sem muito cuidado, mas que, mesmo assim, viralizam).
Menos de uma semana antes do debate, esta foi a manchete do The New York Times em um artigo sobre todos aqueles vídeos malucos de Biden, aparentemente saindo para almoçar, que você pode ter visto: “Como vídeos enganosos estão prejudicando Biden enquanto ele luta contra incertezas por conta da sua idade”.
Aqui está o subtítulo do artigo, que também é uma interpretação sutil, mas não menos absurda: “Uma enxurrada de vídeos recentes, muitos deles editados ou sem contexto, expôs um grande desafio para o presidente enquanto ele tenta persuadir os eleitores de que tem energia para um segundo mandato.”
Novamente, não deixe que seus olhos mentirosos o enganem. Não se atreva a assistir a esses vídeos sem que os contextualizadores lhe digam como pensar. Não há nada para ver aqui. Estes são apenas “desafios” a serem superados pelo presidente.
AP ‘verifica os fatos’ sobre Biden ter ‘congelado’ em um evento para arrecadação de fundos
Neste link, um artigo de uma repórter da Associated Press publicado no programa “contextualizar todos os vídeos de Biden com uma aparência horrível”.
Ela tenta corrigir o registro de um incidente em que Biden parece congelar no palco durante uma arrecadação de fundos para o Partido Democrata antes que o ex-presidente Barack Obama o conduza para fora do palco pelo braço, como se ele fosse uma criança.
Isto é o melhor que ela conseguiu inventar:
“ALEGAÇÃO: Biden congelou no palco durante arrecadação de fundos em Los Angeles na noite de sábado e teve de ser levado embora por Obama.
“OS FATOS: Biden fez uma pausa em meio a gritos e aplausos ao sair do palco com seu antecessor após uma entrevista moderada pelo apresentador [Jimmy] Kimmel.”
Não há nada de extraordinário nisso. Mas não consegue desmascarar o que as pessoas viram no vídeo. É apenas uma reescrita cuidadosa, branda, mas sutilmente enganosa de uma história para obscurecer qual era o problema real.
A história foi publicada no X pelo vice-secretário de imprensa sênior da Casa Branca, Andrew Bates, que escreveu: “Falsificações baratas de direita continuam sendo eliminadas por verificadores de fatos apartidários.”
Novamente, nada aqui foi desmascarado de forma alguma. O artigo é virtualmente inútil, exceto como um exemplo de como a mídia e o Partido Democrata se unem para servir como guardiões da informação.
Se há uma lição a ser aprendida com tudo isso, é que a mídia irá absolutamente inventar as narrativas mais absurdas para garantir que a esquerda permaneça no poder.
© 2024 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês: Gaslight: 4 times the media tried to tell you Biden’s health wasn’t a problem
Fonte: gazetadopovo