Inmet alerta para chuvas intensas em SP, PR e MS e onda de frio e risco de geada no RS


Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta terça-feira (09) alertas para chuvas intensas, onda de frio e geadas para diversos estados do Brasil, com duração até a quarta-feira (10).

As chuvas mais volumosas devem acontecer entre a divisa de São Paulo e Paraná e uma prquena parte de Mato Grosso do Sul, próximo da divisa com o estado paulista. Há possibilidade de precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h.

Também há alerta para chuvas intensas no Sul do Brasil, porém de forma menos intensa. A  possibilidade é de chuvas entre entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h) para o nordente do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina.

chuvasintensas_090724
Alerta de perigo para chuvas intensas. Fonte: Inmet

No Rio Grande do Sul deve persistir a onda de frio, com temperatura 5°C abaixo da média, em praticamente todo o estado. Além disso, o Inmet alerta de pergio potencial de geada, com risco de perda leve de lavouras, em municípios ao sul e oeste do Rio Grande do Sul.

O Inmet alerta ainda para perigo potencial de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia no litoral nordeste, passando pelos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

geada_090724
Alerta de baixo risco para geada. Fonte: Inmet

 

Novas chuvas para o Sul do Brasil ao longo da semana

O modelo Cosmo do Inmet mostra também, a partir da quinta-feira (11), novas chuvas para o Sul do Brasil. A princípio, volumes superiores a 50 milímetros em 24h devem ser registrados sobre grande parte de Santa Catarina e em munícipios da metade sul do Paraná.

Durante o final da semana, a chuva deve ficar ainda mais intensa, com volumes superiores a 70 milímetros em 24 horas para praticamente todo o oeste de Santa Catarina.  A partir do sábado (13) deve chover também no Rio Grande do Sul, com mais intensidade sobre a parte norte do estado.

As chuvas vão prosseguir durante o início da semana seguinte, ganhando mais intensidade, com volumes superiores a 50 milímetros em 24h na parte norte e acumulados menores entre 20 e 40 millímetros em demais áreas gaúchas.

Enquanto isso, as chuvas intensas vão persistir sobre grande parte de Santa Catarina, fazendo com que o estado acumule uma sequência de dias bastante chuvosos. Durante esse periodo o sul do Paraná também seguirá registrando precipitação, mas com volumes menores, entre 10 e 50 milímetros em 24h.

GIF 09-07-2024 11-44-55
Precipitação acumulada em 24h entre os dias 11/07 e 14/07. Fonte: Inmet

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Polícia Civil prende homem com arma de fogo e entorpecentes em ação contra a criminalidade na fronteira
Próxima Curitiba registra maior alta no preço da carne de porco do país