Antônio Carmelo – Gcom
Dando sequência ao programa de inauguração de obras no setor da Educação, Saúde e áreas de lazer, o prefeito José Carlos do Pátio inaugurou na manhã desta quarta-feira (21), a segunda, das três creches construídas na região do residencial Alfredo de Castro, e que leva o nome da professora, sindicalista, líder política, vereadora e deputada estadual Vilma Moreira dos Santos, falecida em 31 de outubro de 2020 aos 67 anos de idade.
Vilma Moreira dos Santos…
A HOMENAGEADA
Do casal de filhos da professora Vilma, somente o filho Wilson Barbosa pode comparecer a solenidade, já que a irmã Luciana, reside atualmente em Fortaleza (CE). Todavia, ele agradeceu emocionado a homenagem prestada pela municipalidade eternizando a memória da mãe, e lembrou com saudade a sua luta em favor da Educação e dos menos favorecidos.
A eterna professora Vilma, era reconhecida como uma mulher de luta e uma das principais lideranças femininas do município. Ela foi presidente de bairro e presidente do SIPROS por seis mandatos e foi vereadora por dois mandados em Rondonópolis. Vilma entrou para a história de Mato Grosso por ter sido eleita a primeira deputada negra do Estado.
Como educadora, Vilma trabalhou na Escola Domingos Aparecido dos Santos, em Rondonópolis, presidiu o grupo de jovens na cidade de Aparecida D’Oeste (SP) e em Rondonópolis pertenceu ao Grupo JUSC, da paróquia Bom Pastor. Era cursilhista, vicentina pertencente à Paróquia São José Esposo, no Conjunto São José. Fazia parte do Lions Clube Rondonópolis e também do grupo Voluntários da Paz “Mulheres em Ação”.
O prefeito José Carlos do Pátio lembrou com saudade da colega de parlamento na Assembleia Legislativa, quando Vilma, por ter sido eleita primeira suplente na época, assumiu uma vaga de deputada estadual por seis meses.
A secretária de Educação, Mara Gleibe, falou das obras de construção de cerca de 30 creches no município, seguindo o projeto do prefeito de universalização da educação infantil, e revelou que como as obras da unidade foram concluídas recentemente e as aulas ainda não se iniciaram oficialmente na unidade, das 500 vagas existentes na creche, 250 foram preenchidas em menos de 48 horas, assim que foram liberadas para matrículas. “Estamos muito satisfeitos com o resultado! Estamos comunicando às mães de família da região que ainda existem vagas e basta procurar a unidade para matricularem suas crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses de idade”, orientou.
Conforme a diretora, Sebastiana Félix, “a conclusão desta unidade educacional na região, é a concretização de um sonho acalentado por muito tempo pela comunidade. Eu mesmo sonhei muito com essa obra e me sinto orgulhosa de estar aqui, porque eu faço parte dessa comunidade. O fato de estar agora diretora, me envaidece ainda muito mais. Vou dar o meu melhor por esta escola e pela comunidade”, disse a diretora.
DECLARAÇÃO DE AMOR
Ainda em sua fala, o prefeito falou do seu amor pelo bairro e lembrou o início de tudo, quando criou o loteamento e os ‘críticos de plantão’, questionavam que ele estava colocando o povo no meio do mato. Hoje, o bairro está estruturado, tem rede esgoto, rede de água, iluminação moderna, asfalto, PSF, creche, escola e área de lazer entre outros investimentos.
Pátio falou que já está adquirindo uma terceira área de 40 hectares para construção de mais um loteamento social urbanizado onde pretende assentar mais 1,5 mil famílias. Como os demais loteamento anteriores, a Prefeitura vai dotá-lo de toda a infraestrutura básica, como rede de esgoto, água, energia elétrica e asfalto, além de creche, PSF e escola municipal de ensino fundamental.