Limpurb faz ação em alusão ao Dia da Árvore e reforça trabalho contínuo de preservação ambiental


aefb4aebae3db1d8f37381c21b4f01f1

Mais de 100 mudas de árvores foram plantadas nesta quarta-feira (21) no Parque da Nascente – Yone de Azevedo Campos, localizado no bairro Morada do Ouro. A ação foi realizada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) em alusão ao Dia da Árvore, celebrado neste 21 de setembro. A iniciativa contou ainda com a participação de cerca de 50 alunos, do 5º ao 9º ano, da Escola Santa Izabel (ESI).

O parque foi escolhido por representar uma área que antes era devastada e tomada por lixo e, após a obra de revitalização realizada pela Prefeitura de Cuiabá, foi transformada em um dos principais espaços de lazer da região. Além disso, o local é uma das nascentes do Córrego Gumitá, que se encontra em processo de recuperação. O diretor-geral interino da Limpurb, Anderson Matos, destacou que o trabalho contínuo que é desenvolvido pelo Município.

“Na verdade, desde 2017 nós começamos com um grande projeto de replantio na cidade. Já foram mais de 150 mil árvores plantadas em espaços que eram insalubres, sem sombra, sem árvores. Nossas ações alcançam os canteiros das avenidas, praças, parques e outros espaços públicos. Com uma atuação planejada e contínua, estamos conseguindo avançar com a arborização de Cuiabá”, explicou Matos.

Outro ponto destacado pelo diretor-geral é o trabalho educativo que é feito com as crianças das escolas públicas de Cuiabá. “Junto com a Secretaria de Educação e a de Meio Ambiente, fazemos atividades educativas, conscientizando e ensinando sobre a importância da preservação. É um projeto que queremos expandir, para que possamos retomar nosso título de Cidade Verde”, completou.

Na ação no Parque da Nascente, a Limpurb plantou diferentes espécies, como Ipês amarelo, roxo e branco, Cambará, Jenipapo, Ximbuva, Jequitibá, Angico, Chico Magro, Ingá, Pateiro, entre outras. O ambientalista e coordenador de arborização urbana da empresa pública, Abel Nascimento, enfatizou que o Dia da Árvore é fundamental para reforçar à população a importância do cuidado e preservação da natureza.

“É preciso ter esse dia pra reflexão, pois o nosso planeta necessita dessa conscientização humana. No Brasil, ainda temos muitas áreas nativas ainda e precisamos conservar e preservar esses espaços. Temos que continuar plantando, principalmente no perímetro urbano, que é uma região com um calor exorbitante”, pontua Abel Nascimento. 

Anteriores Biden discursa na ONU em tom incisivo contra ameaça renovada da Rússia
Próxima Meirelles: ‘O que Lula precisa é de uma sintonia fina’