O Aeroporto Internacional Salgado Filho retomou as atividades de embarque e desembarque de passageiros nesta segunda-feira (15/7), após dois meses fechado devido à enchente histórica no Rio Grande do Sul. No entanto, os pousos e decolagens continuam sendo realizados na Base Aérea de Canoas.
De acordo com a concessionária Fraport, um ônibus fará o transporte dos passageiros do aeroporto da capital gaúcha até o aeródromo militar, onde ocorrem os pousos e decolagens. A empresa informou que nenhum passageiro poderá dirigir por conta própria até a base de Canoas para realizar o embarque.
“Essa operação contempla a utilização de parte do TPS [terminal de passageiros], nos pisos 2 e 3, que não foi impactada pela enchente, e traz mais agilidade aos procedimentos de embarque, desembarque e inspeção de segurança de um volume maior de passageiros”, comunicou a Fraport Brasil, empresa que administra o aeroporto.
Os procedimentos de despacho de bagagem e check-in, que até esse domingo (14/7) eram realizados no terminal provisório montado no ParkShopping Canoas, agora serão feitos na área de check-in internacional do aeroporto.
Os passageiros que desembarcarem na Base Aérea de Canoas serão transportados até o Aeroporto de Porto Alegre, onde poderão retirar suas bagagens na estação de ônibus. O terminal funcionará das 6h às 21h.
Os passageiros devem se apresentar no aeroporto com 3 horas de antecedência em relação ao horário do voo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes da partida do voo. Após esse período, não será possível ingressar na sala de embarque, conforme informou a Fraport.
Algumas operações de alimentação estarão disponíveis de forma adaptada para atender a demanda de passageiros no aeroporto.
O terminal de Porto Alegre estava sem receber voos desde 3 de maio, quando o Rio Grande do Sul foi assolado por chuvas fortes e enchentes.
Fonte: gazetabrasil