F1: McLaren fecha primeira fila para a corrida na Hungria e Norris comenta: “O carro ganhou vida”


Lando Norris foi o grande nome da qualificação na Hungria, garantindo a pole position. Oscar Piastri completou a primeira fila, e Norris explica o motivo por trás do sucesso da McLaren na sessão qualificatória.

A equipe papaia tem demonstrado fortes resultados em 2024. Conquistando pódios e lutando por vitórias, a McLaren está próxima de se tornar o segundo lugar na tabela do campeonato, e busca pelo primeiro lugar.

Na Hungria, Norris atribui a dobradinha na qualificação ao clima mais fresco, graças à chuva. Logo no início do Q3, o piloto fez uma volta mais de três décimos mais rápida que a de Max Verstappen, e ao final da sessão, garantiu a pole position.

“Não sei quando foi a última vez que ocupamos toda a primeira fila. Mas sim, ótimo para a equipe, e em condições difíceis, especialmente”.

“Então, não foi fácil, mas sempre é divertido aqui, e, ao mesmo tempo em que as condições são difíceis, ainda é divertido lá fora. Então, sim, algumas voltas boas, especialmente minha volta no Q3”.

“Eu tinha apenas um jogo de pneus novos, e decidimos colocá-los cedo, caso a chuva viesse, o que meio que não aconteceu, mas ainda assim tivemos uma volta boa o suficiente para ficar na pole, então estou feliz com isso.”

Apesar da chuva ter sido uma das responsáveis por duas colisões na pista, Norris não acredita que a sessão tenha sido difícil por causa dela, ao contrário, o piloto acredita que ela possa ter contribuído para o sucesso da sua equipe.

“Honestamente, não foi muito difícil, exceto, acho, quando a chuva começou a voltar no final do Q1,” disse ele.

“Acho que foi, sim, antes do acidente [de Sergio Perez], foi a única vez que recuei um pouco mais apenas para estar seguro. E é nesse momento que você pensa, ‘devo forçar e correr o risco ou não?’”.

“Mas fora isso, honestamente, a pista secou tão rapidamente, então assim que parou de chover, estava perfeito, e sim, pude forçar”.

“Quero dizer, a aderência estava alta em comparação com ontem. Foi como noite e dia, sabe, foi como dois segundos e meio, dois segundos mais rápido, então se sentiu muito melhor hoje, em geral. O carro ganhou vida muito mais hoje do que ontem também, então acho que isso pode ter jogado a nosso favor um pouco, e amanhã volta a ficar bem quente, então, sim, ansioso por isso.”

Após o incidente no Q3, envolvendo Yuki Tsunoda, e depois da sessão ser retomada, a maioria dos pilotos não conseguiu melhorar o seu tempo, exceto por Daniel Ricciardo. Norris, que abandonou a sua última tentativa, explicou a decisão que levou ele e Piastri a não tentarem outra volta rápida.

“Eu ainda queria, apenas no caso, qualquer esperança estava lá, mas eu realmente não esperava”.

“Você só quer estar na disputa caso algo mais aconteça, mas eu não acho que muitas pessoas esperavam, tipo, estamos todos com pneus velhos”.

“Eu não acho que alguém esperava ir mais rápido, mas era apenas estar lá se precisássemos, isso era tudo.”

A McLaren conquistou uma vitória em 2024, com Lando Norris, a primeira de sua trajetória na F1. E, apesar de estar conseguindo pódios, a equipe já perdeu outras oportunidades de vitórias durante esta temporada, e vem sido criticada pela sua falta de comunicação. Norris afirmou que a equipe permanece otimista e confiante que virão mais oportunidades.

“Tão confiante, acho, quanto temos estado por um tempo. Tipo, tanto na qualificação quanto nas corridas, temos sido fortes. Acho que nosso pior ainda é, sabe, tem sido terceiro ou quarto, mas nossas boas corridas têm sido oportunidades de vencer”.

“Então, definitivamente, mais uma vez, uma boa oportunidade para ambos e para nós como equipe de marcar muitos pontos, e esse é nosso objetivo para amanhã.”

 

Fonte: f1mania

Anteriores SP: Mãe é proibida pela Justiça de dar Ayahuasca ao filho de 6 anos
Próxima Apreensões do Gefron em Mato Grosso causaram prejuízo ao crime de R$ 1,6 bilhão