Não há nenhum foco de incêndio ativo na região da Transpantaneira em Poconé. A confirmação foi feita hoje (2) pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMT, deputado Carlos Avallone (PSDB), durante vistoria realizada no pantanal Norte. Apesar da situação sob controle, o deputado mantém a interlocução com o governo para aumentar a estrutura material e humana de prevenção e combate ao fogo.
A Secretária Adjunta de Obras Rodoviárias da Sinfra, Nívia Calzolari, presente à vistoria, anunciou a entrada de mais duas patrulhas mecanizadas na região, compostas por pá-carregadeira, retro-escavadeira, esteira, motoniveladora e caminhão-pipa. As equipes da Sinfra estão realizando abertura de estradas vicinais, melhorias de pistas de pouso, construção de aceiros para contra-fogo e outras medidas para evitar a propagação de novos focos de incêndio que surgirem.
Acompanhado por oficiais dos Bombeiros e representantes das secretarias estaduais, o deputado percorreu aproximadamente 120 km da Transpantaneira e vistoriou os pontos onde a Sinfra está perfurando mais quatro poços artesianos, além dos três já em operação, além da formação de açudes para permitir o abastecimento das viaturas dos Bombeiros e para o acesso dos animais. O governo estadual também vai fornecer óleo diesel para abastecer os maquinários próprios das fazendas para auxiliar no trabalho preventivo.
“Estamos reforçando a estrutura de prevenção e combate, que é a melhor já montada nos últimos anos com o apoio imprescindível dos fazendeiros, dos donos de pousadas, do Sindicato Rural de Poconé, das prefeituras e Câmaras municipais, de órgãos federais como o Ibama e ICMBio, de ONGS ambientalistas, do Exército que está preparando a montagem de um acampamento no Pantanal e da Marinha que está cedendo embarcações. Este trabalho integrado sob a coordenação do Corpo de Bombeiros, reunindo a Secretaria de Infra-estrutura, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Turismo e da Assembleia Legislativa é que assegurou o reduzido número de incêndios em Mato Grosso e a resposta rápida para combatê-los ainda no início. O trabalho vai bem, mas continuamos trabalhando e solicitando mais equipamentos e pessoal especializado, pois ainda estamos no início da estação seca que deve ser uma das piores dos últimos anos”.
Para o deputado, Mato Grosso não está na mesma situação de Mato Grosso do Sul, onde há grandes incêndios, porque houve este trabalho preventivo e coordenado, iniciado em novembro do ano passado, com a intermediação da Comissão de Meio Ambiente. Avallone destacou o empenho incansável das equipes do Corpo de Bombeiros e as ações do governo do Estado que vem fazendo vultosos investimentos financeiros na compra e locação de equipamentos. O governo está preparando a contratação e treinamento de centenas de novos brigadistas, além dos dois mil já capacitados e preparados.
O deputado também ressaltou o trabalho do Sindicato Rural de Poconé, coordenado pelo presidente da entidade, Raul Santos Costa Neto, que vem organizando os proprietários rurais e os pantaneiros na utilização de pessoal e de maquinários das fazendas e pousadas para contribuir no combate ao fogo.
Fonte: odocumento