A chefe global da General Motors, Marry Barra, afirmou que a empresa não irá atingir a meta de fabricar um milhão de carros elétricos até o final de 2025. A mudança nos planos condiz com a situação atual do mercado, onde marcas e governos estão voltando atrás nas apostas para os veículos movidos 100% a baterias, mesmo com o forte investimento da indústria.
Em entrevista à CNBC, a CEO explicou que a GM não vai atingir a promessa pois houve uma queda no interesse do consumidor por carros elétricos, principalmente, nos Estados Unidos — embora o país tenha vendido 330.463 EVs no segundo trimestre do ano. “Estamos vendo uma pequena desaceleração agora, não chegaremos a um milhão só porque o mercado não está se desenvolvendo, mas chegaremos lá”, diz.
O plano inicial da marca era de pular dos carros a combustão direto para os elétricos. Entretanto, o desenvolvimento de modelos híbridos voltou à pauta no escritório da GM em Detroit (EUA) e até em São Caetano do Sul (SP). Fabio Rua, vice-presidente de relações públicas da General Motors para a América Latina, chegou a confirmar ao Automotive Business que é possível que a fabricante tenha carros híbridos no Brasil a partir de 2025.
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Embora tenha afirmado que o planejamento mudou, Barra não mencionou um cronograma atualizado da Chevrolet. No entanto, espera atingir essa meta em um futuro não tão distante. Para isso, as grandes apostas, em termos de volume, se voltarão para as versões elétricas do Blazer e Equinox. Segundo a CEO, a GM está aumentando a produção dos dois SUVs.
“À medida que a infraestrutura de carregamento fique mais robusta e que os EVs fiquem mais acessíveis, eu definitivamente acho que veremos esse crescimento. E os próximos 10, 11, 12 anos serão bem transformadores”, concluiu.
Importante frisar que Blazer EV e Equinox EV serão lançados no Brasil ainda no segundo semestre de 2024. Ambos feitos sobre a plataforma Ultium – exclusiva para carros elétricos.
A fabricante, aliás, já adiantou alguns detalhes dos SUVs. O Blazer vem primeiro e terá um pacote de baterias de 102 kWh capaz de aferir uma autonomia de 481 km com apenas uma carga. A versão escolhida para o mercado brasileiro é a RS, de 347 cv de potência e tração nas rodas dianteiras. O próximo é o Equinox, com versões de até 290 cv. Entretanto, a nova geração também terá opção com motor a combustão.
Nessa linha, é importante mencionar que, no Brasil, a venda de veículos eletrificados segue em alta. Entre janeiro e junho de 2024, houve 79.304 emplacamentos de carros híbridos e elétricos. Isso significa que, apenas em um semestre, o país já vendeu mais que o dobro de carros do segmento durante 2023 inteiro, quando registrou 32.239 vendas. A BYD impera com os três carros mais vendidos, veja o ranking.
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Fonte: direitonews