Toyota Yaris usado: veja preços na Tabela Fipe e pontos fortes do hatch


O Toyota Yaris estreou no mercado brasileiro em meados de 2018 para ocupar a lacuna que existia entre o Etios e o Corolla na gama de modelos da marca japonesa, uma vez que também possui uma configuração sedã. As versões com carroceria hatchback foram lançadas no país para competir com Fiat Argo, Hyundai HB20, Volkswagen Polo e os já extintos Ford Fiesta e Honda Fit.

Apesar da aparência mais sofisticada, o Yaris é construído sobre a mesma plataforma do Etios. O hatch mede 4,14 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,49 m de altura e 2,55 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 310 litros de capacidade.

Para se distanciar do Etios em termos de posicionamento no mercado, o Yaris conta com acabamento interno mais caprichado e lista de equipamentos de série mais generosa. Na época do seu lançamento, o hatch saía de fábrica com os obrigatórios airbags frontais, freios com ABS, além de Isofix, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, direção elétrica, ar-condicionado, faróis com acendimento automático, vidros e travas com acionamento elétrico, retrovisor interno antiofuscante , faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas.

As versões intermediárias adicionam controle de cruzeiro, ar-condicionado automático digital, chave presencial, central multimídia de 7 polegadas, detalhes estéticos cromados e até mesmo bancos revestidos de couro. A topo de gama XLS acrescenta sensor de chuva, lanternas de LED, teto solar e mais cinco airbags (dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista).

Em janeiro de 2019, o Yaris entrou na onda dos compactos aventureiros com a versão X-Way, que trazia visual diferenciado para brigar contra Chevrolet Onix Activ, Fiat Argo Trekking, Ford Ka Freestyle e Renault Sandero Stepway. O sucessor do Etios Cross era, basicamente, um Yaris XS com apliques nos para-choques, racks no teto, adesivos laterais e rodas pintadas de preto. Sem mudanças mecânicas, o hatch era movido pelo motor 1.5 associado ao câmbio automático CVT.

O Yaris hatch foi lançado com as opções de motores aspirados flex de 1,3 e 1,5 litro. São os mesmos propulsores do Etios, porém, com calibração e sistema de escape retrabalhados para entregar mais potência e torque sem comprometer o consumo de combustível.

O 1.3 entrega 94 cv com gasolina e 101 cv quando abastecido com etanol (ganho de 6 cv e 3 cv, respectivamente). O torque subiu de 12,7 kgfm para 12,9 kgfm com qualquer um dos combustíveis.

O motor 1.5, por sua vez, gera 105 cv com gasolina e 110 cv com etanol (acréscimo de 3 cv com ambos os combustíveis) e 14,9 kgfm de torque (ganho de 0,5 kgfm).

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Somente a versão de entrada, L com motor 1.3, foi oferecida com câmbio manual de seis marchas, enquanto as demais foram comercializadas apenas com a transmissão automática CVT com simulação de sete velocidades.

Independentemente da motorização, o Yaris se vale da boa reputação de mecânica confiável e robusta dos carros da Toyota. Os seus proprietários ainda elogiam o baixo consumo de combustível e a suavidade de funcionamento dos motores, principalmente no uso urbano.

Em 2022, o Toyota Yaris chegou à linha 2023 com mudanças pontuais. O modelo passou por uma reestilização concentrada na dianteira, que ganhou para-choque e grade redesenhados. Todas as versões passaram a ter luzes de rodagem diurna em LED.

O interior recebeu apenas um novo quadro de instrumentos e a central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay (conexão por cabo) passou a ser item de série em todas as versões.

A reformulação da linha 2023 do Toyota Yaris também reduziu a oferta de versões para deixar o modelo mais competitivo diante dos concorrentes, que passaram por melhorias e ficaram equipados e refinados. Com isso, o motor 1.3 e o câmbio manual deixaram de ser oferecidos.

Se o consumidor prioriza um carro com mecânica robusta e não se importa tanto com o desempenho modesto, o Yaris é uma opção a ser considerada. Suas motorizações são confiáveis e, assim como no Etios, não costumam dar dores de cabeça aos donos. As peças de reposição são fáceis de serem encontradas no mercado e as manutenções, quando ocorrem, são descomplicadas.

Confortável e econômico, o Toyota Yaris traz bom nível de equipamentos. As versões mais vantajosas são a XS e a XLS. A primeira traz central multimídia, controle de cruzeiro e rebatimento elétrico dos retrovisores, enquanto a última é incrementada com teto solar elétrico, sensor de chuva e airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista

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Fonte: direitonews

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