Segundo o jornal Bangkok Post, o comandante da Força Aérea Real Tailandesa, Phanphakdee Phatthanakul, enviou informações sobre os jatos suecos Gripen E/F e US F-16 Block 70 para efeito de comparação ao primeiro-ministro, Srettha Thavisin, e ao ministro da Defesa, Sutin Klungsang, que tomarão a decisão final.
A frota aérea tailandesa possui Gripens e F-16. De acordo com a reportagem, a força aérea planeja substituir 12 unidades de F-16 que estão chegando ao fim de sua vida útil.
Nos últimos meses, tanto a Suécia como os Estados Unidos têm promovido ativamente os seus caças em reuniões com parceiros tailandeses a todos os níveis, disse o jornal.
Klungsang planeja visitar os EUA em breve a convite do secretário de Defesa, Lloyd Austin. Na semana passada, o embaixador dos EUA na Tailândia informou o ministro tailandês sobre um empréstimo de armas que Washington queria conceder ao país, mas Klungsang disse a jornalistas que estava preocupado com a elevada taxa de juros do empréstimo.
A Tailândia tem um histórico de compra de equipamento militar dos EUA, mas tem procurado diversificar as aquisições desde a década de 1990, adquirindo hardware, equipamentos e munições de Espanha, China, Suécia, Canadá e Rússia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil