A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (26), de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau e Sistemas Agroflorestais do Ministério da Agricultura.
A assessora técnica da CNA, Letícia Fonseca, participou da reunião que contou com a presença de representantes de governo, produtores, chocolateiros, indústrias e instituições de pesquisa.
Um dos temas da reunião foi a apresentação do Plano Tático do Plano Inova Cacau 2030, que tem como objetivo consolidar o Brasil como uma referência de origem de cacau sustentável para o mundo.
De acordo com Letícia, os integrantes reforçaram o potencial da cacauicultura brasileira, uma cadeia produtiva que possibilita a produção atrelada à conservação das matas nativas e consorciadas.
Outro tema bordado foi a ocorrência da monilíase, doença de grande impacto fitossanitário e econômico para a cadeia do cacau.
“Há ações de monitoramento e erradicação conduzidas pelo governo federal e estados, com apoio de outras entidades. No entanto os recursos ainda estão aquém do que é necessário. É fundamental evitar a entrada da praga em áreas comerciais”, ressaltou Letícia.
Os membros da Câmara Setorial defenderam e reiteraram o apoio ao Projeto de Lei 2052/2024, que propõe medidas para enfrentamento de emergências fitossanitárias e zoossanitárias.
Fonte: noticiasagricolas