Em fevereiro, Autoesporte publicou em primeira mão que a Nissan planejava manter o atual Kicks em linha no Brasil, convivendo com a segunda geração do SUV compacto. A grande surpresa é que modelo antigo passará por mais um facelift no processo. Ambos estão previstos para chegar ao mercado brasileiro em 2025 e terão produção em Resende (RJ).
A notícia, que chegou a ser confirmada pela marca japonesa, parecia não fazer muito sentido em um primeiro momento, mas agora o plano está mais claro. A Nissan vai trocar o nome do “velho novo” Kicks reestilizado no processo, aos moldes do que fez com o Versa de primeira geração alguns anos atrás, quando o rebatizou como V-Drive para que pudesse conviver com a nova geração do sedã.
Com o V-Drive, a estratégia não deu muito certo, pois a mera troca de nome não foi suficiente para segurar as vendas do modelo. Com visual batido e sem apelo para vendas no varejo, o sedã logo saiu de linha e deixou o novo Versa importado do México isolado no catálogo da marca.
É justamente para evitar esse erro que o antigo Kicks não apenas trocará de nome, como também será renovado. A expectativa da Nissan é dar fôlego ao SUV para que ele sobreviva no mercado nacional por mais alguns anos. Ele usa a plataforma V do extinto March e passará por sua segunda reestilização. A primeira aconteceu em 2021.
A ideia é que este novo produto, conhecido por enquanto pelo código de projeto, P02h, seja lançado no segundo semestre de 2025, já como linha 2026, praticamente ao mesmo tempo que o Kicks de segunda geração. Para produzir os dois novos SUVs, a Nissan ampliou os investimentos na fábrica fluminense para R$ 2,8 bilhões até o final do ano que vem.
Na atualização, o antigo Kicks deve adotar a identidade mais contemporânea da Nissan, já vista no elétrico Ariya e no conceito Chill-Out, de 2021. Isso significa uma mudança no desenho de faróis, grade e para-choque frontal. O SUV também deve passar por remodelações nas lanternas traseiras e atualizações no acabamento interno de painéis e bancos.
Por fim, enquanto a nova geração do Nissan Kicks (projeto P13c) virá com um inédito motor 1.0 turbo flex, também a ser produzido em Resende, com cerca de 120 cv de potência e 20 kgfm de torque, o SUV renomeado de plataforma mais antiga tende a manter o veterano motor 1.6 aspirado de até 113 cv de potência e 15,2 kgfm de torque.Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
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Fonte: direitonews