Novo Peugeot e-2008: 5 itens do SUV elétrico que queríamos na versão turbo


Prestes a ser lançado no Brasil, o novo Peugeot e-2008 foi apresentado nesta quinta-feira (11), logo depois de ser flagrado pela Autoesporte. O SUV elétrico, que ainda não teve o preço revelado, deverá estrear no mercado brasileiro até agosto com mudanças visuais e de conteúdo para concorrer contra modelos movidos a bateria na faixa de preços até R$ 250 mil.

Fabricado na Espanha, o Peugeot e-2008 será vendido em versão única, GT, que ficará posicionada no topo da gama do SUV no país. As versões a combustão, movidas pelo motor 1.0 turbo flex herdado do Fiat Pulse, serão importadas da Argentina.

O conjunto motriz também foi atualizado. O motor elétrico teve a potência elevada de 136 cv para 158 cv (ganho de 22 cv), mas o torque foi mantido em 26,5 kgfm. A Peugeot informa que o e-2008 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 150 km/h (limitada eletronicamente).

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A autonomia também foi ampliada graças à troca da bateria de 50 kWh do modelo anterior por uma de 54 kWh. O alcance de 235 km foi estendido para 261 km, de acordo com as medições do Inmetro.

O sistema de recarga também foi melhorado, indo de 7,4 kW para 11 kW em AC (corrente alternada). Em DC (corrente contínua), o abastecimento das baterias foi mantido em 100 kW para instalações ultrarrápidas. O novo e-2008 ainda será vendido com um carregador de 3,2 kW para tomadas convencionais. Neste caso, o tempo de recarga é de 12 horas.

Autoesporte teve um breve contato com o novo Peugeot e-2008 e pode constatar que a versão elétrica tem atributos que poderiam fazer da versão movida a combustão um dos melhores SUVs compactos à venda no Brasil. Mas isso só se a Stellantis mantiver o padrão de construção e conteúdo do modelo europeu. Confira a seguir:

O visual não deverá ter grandes diferenças em relação ao do novo e-2008 fabricado na Espanha, que ostenta a reestilização apresentada na Europa em 2023. A dianteira foi atualizada com novos faróis de LED, grade frontal com frisos diagonais e para-choque redesenhado. O destaque são as luzes de rodagem diurna formadas por três barras de LED. Segundo a Peugeot, esse efeito imita as garras de um leão.

A traseira recebeu mudanças mais discretas. As lanternas agora são escurecidas, divididas por três elementos de LED e interligadas por uma barra horizontal que atravessa a tampa do porta-malas.

Será uma grata surpresa se o Peugeot 2008 argentino chegar com o mesmo nível de acabamento da versão elétrica importada da Europa. A cabine do SUV surpreende pela montagem cuidadosa, acima da média da concorrência.

O painel é todo revestido de material macio ao toque, enquanto o console utiliza plástico preto brilhante (black piano) e elementos que imitam alumínio acetinado. Os bancos revestidos de couro e Alcantara (camurça sintética) mostram um refinamento que seria muito bem-vindo, ao menos, na versão mais cara movida a combustão.

Praticamente todos os concorrentes do segmento oferecem algum tipo de tecnologia de auxílio ao motorista. O Peugeot e-2008 traz um bom pacote de assistências que tornariam as versões “convencionais” interessantes opções de compra. Frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo, além de sensor de chuva e câmeras com visão em 360°, poderiam ser disponibilizadas na versão turbo mais completa.

Na Europa, o novo Peugeot 2008 teve a alavanca do câmbio automático substituída pelo e-Toggle, que permite engatar as marchas à ré (R), neutro (N) e drive (D) por meio de um seletor eletrônico. Já o Parking (P) é acionado por um botão. Além de ocupar menos espaço no console central, o dispositivo dá uma aparência mais futurista e sofisticada ao interior do SUV.

O teto solar panorâmico é outro item que alguns concorrentes já oferecem, mas que também seria bem-vindo nas versões a combustão do novo Peugeot 2008. Na configuração elétrica, o equipamento confere uma sensação de maior amplitude aos passageiros por permitir grande incidência de luz natural na cabine.

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Fonte: direitonews

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