O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (11) a imposição de sanções contra o Tren de Aragua, uma organização criminosa transnacional com base na Venezuela. A medida visa combater suas atividades ilícitas que ameaçam comunidades e exploram vulnerabilidades.
Originado como uma gangue em uma prisão em Aragua, Venezuela, o Tren de Aragua expandiu suas operações pelo Hemisfério Ocidental, envolvendo-se em contrabando de pessoas, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outras atividades criminais. A organização também é conhecida por sua participação em mineração ilegal, sequestro e extorsão.
“A designação de hoje reflete a crescente ameaça que o Tren de Aragua representa para as comunidades dos EUA”, afirmou Brian Nelson, Subsecretário de Terrorismo e Inteligência Financeira. A ação inclui o bloqueio de todos os bens e interesses da organização nos EUA e entre pessoas americanas.
Além das sanções econômicas, o Departamento de Estado dos EUA ofereceu recompensas de até 12 milhões de dólares por informações que levem à captura e condenação de líderes do Tren de Aragua, incentivando a cooperação internacional contra a criminalidade organizada.
Fonte: gazetabrasil