O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que pediu pela maior taxação aos alimentos ultraprocessados na reforma tributária. O anúncio foi feito por ele em entrevista ao programa “Bom dia, ministro”, da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), nesta quarta-feira (10).
A demanda, porém, foi feita ainda na terça-feira (09) ao secretário extraordinário da Fazenda para o assunto, Bernard Appy, e ao deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que integra o grupo de trabalho responsável pelo PLP (projeto de lei complementar) 68 de 2024.
“Eles [os ultraprocessados] precisam ter uma forte que subsidie os alimentos in natura”, afirmou Paulo Teixeira na entrevista.
“Também precisam ser taxados fortemente porque eles tomam o lugar do leite, da fruta e do suco natural”, disse o ministro ao comentar sobre os refrigerantes.
Ao comentar sobre os agrotóxicos, Teixeira falou: “Quanto mais periculoso, mais forte tem que ser a tributação. Com isso, tirar a tributação dos bioinsumos para estimular uma transição para a agricultura saudável”.
Fonte: gazetabrasil