O 1º lote de caças F-16, que são fabricados nos Estados Unidos (EUA), já está sendo transferido para a Ucrânia, anunciou o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, nesta quarta-feira (10). Os líderes mundiais prometeram apoio contínuo a Kiev na guerra contra a Rússia em uma cúpula da OTAN em Washington.
Falando à margem da cúpula, o principal diplomata dos EUA disse que os F-16 estavam sendo transferidos da Dinamarca e da Holanda.
“E esses jatos… voarão nos céus da Ucrânia neste verão para garantir que a Ucrânia possa continuar a se defender efetivamente contra a agressão russa”, disse Blinken.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que também está em Washington para a cúpula desta semana, pediu a seus aliados americanos e europeus que fornecessem a Kiev mais apoio financeiro e militar para evitar ataques russos.
Em uma publicação nas redes sociais, Zelensky agradeceu aos EUA, Dinamarca e Holanda por ajudarem a “fortalecer a força aérea ucraniana com F-16s”.
Em declaração sobre a transferência do F-16, os líderes dos EUA, Holanda e Dinamarca disseram que estavam “comprometidos em melhorar ainda mais as capacidades aéreas da Ucrânia, o que incluirá esquadrões de modernas aeronaves multifuncionais F-16 de quarta geração”.
Fonte: gazetabrasil