Deve voltar a chover em áreas do Paraná e Mato Grosso do Sul, onde não havia precipitação há semanas, de acordo com o que indica diversos modelos meteorológicos. A previsão é de que as chuvas ocorram a patir do final desta semana, porém não terá acumulados elevados.
Nesta terça-feira (25), a região Sul do Brasi já registra chuvas, sobretudo sobre parte leste do Paraná, onde há aculados de até 50 milímetros nas últimas 24h, conforme mostra o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Inmet divulgou um alerta para o sul do Rio Grande do Sul, praticamente todo o estado de Santa Catarina e uma pequena parte do sudoeste do Paraná de perigo potencial de tempestade entre esta terça-feira e a quarta-feira (26), com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
As chuvas devem prosseguir no Sul do Brasil, ultrapassando os 60 milímetros em 24h sobre o norte do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina entre a quarta-feira e a quinta-feira (27). Após esse período, está previsto um período de algun dias sem chuvas.
A partir do domingo (30) deve chover sobre o oeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul, em municípios onde não chove há semanas. Porém os volumes não serão elevados. Os acumulados em 24h não devem ultrapassar os 50 milímetros no Paraná e ficarão abaixo dos 20 milímetros em Mato Grosso do Sul.
No restando do Centro-Oeste, incluindo o Sudesde do Brasil, como é típico desta época do ano, o tempo deve continuar seco, com exceção do sul de São Paulo e litoral da região Sudeste.
Na projeção para os próximos 10 dias, como apontou a Metsul, o leste de São Paulo também deve receber alguns acumulados de chuva. No Sudeste, a precipitação deve chega também para o Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e Espírito, mas com baixos volumes.
Fonte: noticiasagricolas