Um filhote de anta recém-nascido foi encontrado por moradores da zona rural de Sorriso na segunda-feira (8) e resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Este é o quinto filhote da mesma espécie encontrado em apenas dois meses na região, o que tem deixado especialistas em alerta para a vulnerabilidade da anta brasileira.
Ao todo, três filhotes foram encontrados em Sorriso e dois em Sinop. A médica veterinária Lilian Medeiros, que atendeu o filhote resgatado em Sorriso, expressou preocupação com a situação. “Cinco filhotes em um período de 60 dias não é algo normal. Esse que encontramos ontem era realmente recém-nascido e provavelmente ainda não havia se alimentado. Isso é um alerta e já comunicamos o caso à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema)”, disse.
Medeiros também ressalta que a região possui uma grande população de antas e que os meses de seca coincidem com o período de procriação da espécie. As mães, tanto de antas quanto de cervos, costumam deixar seus filhotes escondidos em moitas enquanto saem para se alimentar e beber água.
“Se você encontrar um filhote sozinho, é importante observar por um tempo para ver se a mãe não está por perto. Se o filhote estiver ferido, acione o Corpo de Bombeiros para que ele possa ser resgatado”, orienta a médica veterinária.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
NORTÃO MT
Fonte: nortaomt