Licenciamento em São Paulo começa a ser pago em julho; veja como fazer


Em julho, os motoristas com veículos registrados no estado de São Paulo devem começar a pagar o licenciamento anual obrigatório. O pagamento é necessário para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que permite a circulação do automóvel no Brasil. Autoesporte, aliás, já explicou como emitir o documento via celular.

Em 2024, a taxa no estado paulista é de R$ 160,22. No entanto, o pagamento só pode ser realizado se o veículo estiver com os débitos em dia como, por exemplo, multas, IPVA e os licenciamentos anteriores. Caso algum desses esteja em atraso, não será possível regularizar. Veja o calendário:

Cabe lembrar que dirigir com o licenciamento anual atrasado é considerado uma infração gravíssima. Portanto, o motorista pode ser multado em R$ 293,47 e receberá sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ademais, há chances de o veículo ser apreendido e levado a um pátio do Detran. Para retirar, o motorista terá de pagar o pernoite do estacionamento.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Em primeiro lugar, o proprietário do veículo deve pagar a taxa utilizando o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O pagamento pode ser realizado via Pix ou em um dos bancos conveniados do Detran, veja aqui a lista.

Com tudo pago, o documento eletrônico pode ser solicitado diretamente no portal do Detran ou Senatran, ou ainda na Carteira Digital de Trânsito do Governo Federal, através do aplicativo CDT. O passo a passo a Autoesporte já explicou.

Desde 2020, a emissão do licenciamento passou a ser feita apenas de forma digital. Assim, o CRLV-e pode substituir o documento físico. Entretanto, vale a pena deixar o documento impresso na carteira ou dentro do carro em casos de não conseguir acessa-lo pelo celular.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Câmara aprova dispensa da comprovação de feriado local na contagem de prazo de recurso no Judiciário
Próxima Porta-voz do Hamas diz que não confia em Netanyahu nem no governo dos EUA