De acordo com a mídia, comandantes militares ordenaram que as tropas se retirassem de um bairro na cidade de Chasov Yar depois que posições foram destruídas, tornando-as perigosas demais para serem defendidas, disse Nazar Voloshin, um porta-voz militar ucraniano, em comentários televisionados nesta quinta-feira (4).
“Tornou-se impraticável manter a vizinhança do canal depois que o inimigo entrou, porque isso ameaçava as vidas e a saúde de nossos militares e as posições de nossos defensores foram destruídas”, disse o porta-voz, citado pela Reuters.
Chasov Yar, que está posicionada em uma colina fornecendo terreno mais alto para ataques de artilharia, localiza-se a cerca de 63 quilômetros ao norte da cidade de Donetsk.
“O comando decidiu recuar para posições mais protegidas e preparadas, mas mesmo lá o inimigo não interrompe suas ações de combate ativo”, acrescentou Voloshin.
A Rússia também avançou perto de Toretsk, mais de 20 quilômetros ao sul de Chasov Yar. Lá, as tropas russas estão buscando ganhar controle sobre uma estrada principal usada pelo ucranianos.
As forças russas têm avançado lentamente na região de Donetsk por várias semanas e tentaram abrir uma nova frente perto da cidade de Carcóvia, no nordeste do país.
Analistas militares ucranianos reconhecem que 2024 está sendo um ano difícil para a Ucrânia no campo de batalha e que atrasos no recebimento de ajuda militar dos Estados Unidos tiveram impacto, escreve a Reuters.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil