F1: Diretor da Alpine pede atualização no sistema de penalidade de grid


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Nas últimas corridas da Fórmula 1, vários pilotos receberam penalidades de grid devido a troca de componentes do motor, o que significou grids de largada bem diferentes dos resultados obtidos nas qualificações. Isso causou muitas dúvidas entre os fãs e até mesmo no paddock da categoria.

Para piorar a situação, no GP da Itália houve uma espera de quase quatro horas após a qualificação terminar, antes que o grid fosse anunciado para a corrida de domingo.

A espera deixou muitas pessoas confusas sobre como o grid ficaria após a sessão, com uma grande quantidade de rearranjos a serem feitos com os pilotos que receberam as penalidades.

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O diretor esportivo da Alpine, Alan Permane, acha que o atraso na aplicação das regras de penalidades de grid, como aconteceu em Monza não deve mais acontecer.

Permane acredita que o processo foi seguido corretamente pela FIA e pela Fórmula 1 na formação do grid, embora ache que a longa espera foi resultado da cautela em garantir que tudo estivesse certo, embora possa haver maneiras de acelerar a formação oficial do grid.

“Temos diretrizes a partir de 2020 e acho que o grid foi formado exatamente como estava nessa diretriz”, disse Permane, citado pelo Motorsport.com.

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“Essa diretriz foi desenvolvida com a F1 e a FIA, e tem sido aplicada consistentemente desde então. Então eu não acho que haja surpresas nisso, mas pode ter havido entre as pessoas que não tiveram a orientação, eu acho.”

“Mas concordo que três horas e quarenta e cinco minutos é um pouco demais para esperar por um grid oficial. Eu acho que seria relativamente simples para eles publicá-lo quando o último carro cruzasse a linha de chegada na qualificação, com a ressalva de que poderia mudar após a inspeção ou qualquer outra coisa.”

“Eles poderiam conectar todas as penalidades conhecidas em algo automatizado, e seria melhor para todos”, disse ele.

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Quando perguntado se um programa poderia ser projetado para automatizar o processo, ele acrescentou: “Imagino que sim, mas não sou especialista.”

“Mas você saberia que o carro que está em primeiro, terá uma penalidade de 10 posições. Você tem todas as informações no final da qualificação, e tenho certeza que eles vão olhar para isso.”

“Não sei bem por que demorou tanto em Monza. Acho que eles estavam checando duas vezes, checando tudo triplamente. Eu entendo que para vocês (imprensa) é importante, e também é importante para nós começarmos a construir nossas estratégias e coisas assim”, acrescentou Permane.

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Levar tanto tempo para o grid ser confirmado em Monza só levou a mais confusão, com várias teorias sobre quem começaria em qual posição.

O piloto da AlphaTauri, Pierre Gasly, chegou a brincar nas redes sociais, perguntando se alguém poderia informar para ele, qual seria sua posição de largada no domingo.

Clareza é a palavra-chave para o futuro, com uma solução também necessária para como as próprias sessões de qualificação precisam ser executadas, quando penalidades de grid pré-conhecidas estão em jogo.

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Simplificando, o sistema atual não funciona como deveria, e essa parte dos regulamentos deve ser abordada antes da temporada 2023, para ficar mais claro para todos, fãs, pilotos, equipes e imprensa.

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