Turquia e EUA estão negociando construção de usinas nucleares, diz Ancara


De acordo com Yusuf Ceylan, alto funcionário do Ministério da Energia turco, “os EUA estão demonstrando sério interesse na meta da Turquia de aumentar sua capacidade de energia nuclear e construir mais usinas de energia“.

“Estamos negociando com os EUA tanto para usinas de energia de grande porte quanto para pequenos reatores modulares. Essa é uma declaração de intenções. Podemos considerar as áreas de usinas existentes ou novas usinas”, afirmou o funcionário, nesta terça-feira (2), em entrevista à Reuters.

O embaixador dos EUA na Turquia, Jeff Flake, afirmou à mídia que, no mês passado, Ancara “conversou conosco e outros sobre [construir] pequenos reatores modulares”.

“Estamos trabalhando com eles para tentar diminuir sua dependência [da Rússia] de todas as maneiras possíveis“, acrescentou.

No entanto, Ceylan também confirmou que as negociações continuaram com a Coreia do Sul e a Rússia para uma segunda usina nuclear planejada a ser construída na região de Sinop, no mar Negro, e com a China, para uma terceira usina nuclear na região da Trácia, no noroeste da Turquia.
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, se reúne com Kyriakos Mitsotakis, primeiro-ministro da Grécia (fora da foto), nos bastidores da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, EUA, 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2024

A construção da primeira usina nuclear de 4.800 megawatt (MW) da Turquia, pela gigante russa Rosatom, prossegue em Akkuyu, região mediterrânea turca, acrescentou o funcionário.
Ancara planeja construir três usinas nucleares de quatro reatores e complementá-las com reatores modulares para um total de 20.000 MW de capacidade de geração para diversificar sua matriz de produção de eletricidade, escreve a Reuters.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Bolsonaro lidera cúpula conservadora em Balneário Camboriú: ‘Direita sairá ainda mais forte após o evento’
Próxima Com Lula, setor público do Brasil tem pior déficit em maio desde 2020