SMS realiza até o dia 29 atividades voltadas para o bem-estar do servidor da Saúde


495ed710728337e2697dae989fddd732

A secretária de Saúde de Cuiabá, Suelen Alliend, acompanhada do secretário-adjunto de Gestão, Gilmar Cardoso, e do coordenador técnico da Atenção Primária, Wilson Cutas, prestigiou o início da programação “Cuidando do Cuidador”, desenvolvida na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenadoria de Atenção Básica. São 11 profissionais da própria Secretaria, que atuam em diversas áreas, que estão dedicando atenção para melhorar a saúde e bem-estar dos colegas. A iniciativa começou nesta segunda (19) e vai até o dia 29 deste mês, com a previsão de atender 130 pessoas ao dia na SMS.

“É muito significativo esse cuidado para com os nossos servidores. Cada terapia tem suas características e benefícios que melhoram em muito, cooperando para a qualidade de vida do servidor da saúde. Nossa área é dedicada a cuidar das pessoas, nada melhor do que também ser cuidado. Esse carinho e atenção têm um diferencial que repercutirá no dia a dia deles, não só no trabalho, mas certamente em casa também”,  destacou a secretária Municipal de Saúde , Suelen Alliend.

Segundo os organizadores, a procura está concorrida, algumas atividades já não dispõem de vagas, e há quem aguarda desistência para ocupar o horário. “Os servidores  escolheram as práticas, alguns agendaram mais de duas, aproveitando as oportunidades e intercalando com o horário do trabalho. É uma ação necessária e que precisa ser realizada mais vezes”, explicou Cutas, ao avaliar que superou as expectativas.

O servidor Gil Vicente Ferreira Gomes, coordenador da Regional Leste, também defende a ideia. “É extremamente importante esse tipo de ação para nós que vivemos na correria, estresse, pressão dos afazeres.  Boa iniciativa da gestão. A gestão que olha para o servidor, que vê o servidor com outro olhar, só tem a ganhar. O profissional bem assistido produz mais”, explicou ao sair satisfeito do plantão psicológico e da reflexologia.

Rafaella Damiana Sacal de Queiroz, servidora da Coordenadoria de Atenção Básica, também sentiu-se mais motivada para o trabalho depois de participar de três práticas. “Fiz quiropraxia, benzimento e pedras quentes. A sensação foi de alívio imediato. Só agradecer a gestão humanizada preconizada pelo nosso prefeito e encabeçada pela secretária Suelen e sua equipe, sempre pensando no servidor. É isso, gente cuidando da gente”, resumiu. Para ela, as terapias foram novidades.

“Impressionante, alívio imediato. Estava com dores no corpo e na cabeça, e as sessões de shiatsu e quiropraxia me deixaram bem melhor. Essa programação foi ótima para começar a semana”, frisou a assessora de apoio jurídico da SMS, Aline Neves da Silva, que fez as atividades pela primeira vez.

Além do bem físico e emocional que a proposta do Cuidando do Cuidador proporciona, há de se destacar a economia para o bolso. Se tivesse que pagar por duas das práticas escolhidas, em média o servidor teria que investir até R$ 500. Sem falar que para muitos, algumas práticas nem imaginaria fazer.  

PRÁTICAS

São práticas que ajudam a aliviar sintomas de estresse e ansiedade, que associadas a exercícios respiratórios favorecem o estado de paz, melhoram o equilíbrio das emoções, funcionamento do organismo e garantem mais energia no dia a dia. Algumas delas atuam como uma limpeza energética mental e física capaz de melhorar a atenção, percepção e intuição, além de fortalecer o sistema imunológico, e outros benefícios.

Entre as atividades estão: plantão psicológico, serviço social, Chi Kung, Auriculoterapia, Shiatsu Massage, Cone/Reflexologia, ventosa ou pedras quentes, escalda pés, Quiropraxia, Reiki, e outras, como a oficina de “Fortalecimento de Vínculos Familiares”.

Anteriores Árbitro relata ofensas de Abel na súmula do clássico: ‘Tudo contra a gente, c…’
Próxima Selic: Copom inicia hoje sexta reunião do ano para definir taxa de juros básicos