Após colisão que levou a retirada de Lando Norris da corrida na Áustria e a um P5 para Max Verstappen, Andrea Stella afirmou que como o atual campeão escolher reagir ao incidente irá mostrar o caráter e os “valores” de Verstappen.
O piloto da Red Bull foi punido por ter causado o incidente, e Norris, que foi o mais afetado, sentiu que a manobra de Verstappen foi “imprudente”, além de ter afirmado no pós-corrida que, caso o holandês não assumisse a culpa, “perderia o respeito” por ele.
“Não cabe a mim dizer, cabe a ele dizer. Estou tentando fazer uma corrida boa e justa. Não foi isso que recebi em troca da parte dele. Sinto que o que ele fez foi injusto da minha parte três das vezes. Nenhum aviso foi emitido. Ele fez de novo na última vez e arruinou nossas corridas, então é isso.”
“Se ele disser que não fez nada de errado, então vou perder muito respeito por isso”, disse Norris.
Por mais que a RBR tenha achado a punição para Verstappen “severa”, o chefe de equipe da McLaren disse estar claro quem deveria ser responsabilizado, e que a postura inflexível de Max continuava acontecendo graças a um histórico de impunidade em ocasiões anteriores.
Sobre a relação de Norris e Verstappen ter sido abalada devido ao incidente, Stella disse: “Bem, espero que não seja o caso. Obviamente, quando há uma rivalidade no esporte profissional, no auge do esporte, sob a pressão que esses caras experimentam, sempre haverá um pouco de tensão em termos das implicações para as relações humanas”.
“Mas se os pilotos forem capazes de mostrar respeito, e se forem capazes de mostrar integridade, e se forem capazes de dizer ‘Desculpe, exagerei, fechei demais, colidi, minhas desculpas’, acho que a relação humana pode continuar. E, na verdade, você ganhará, se houver algo a mais, ainda mais respeito, porque você pode ver que ele é um competidor duro, mas, ao mesmo tempo, pode ser alguém que pode se desculpar”.
“Acho que não será necessariamente dependente do resultado do incidente, mas será mais dependente dos valores que você implanta antes, durante e depois da experiência como piloto. Então, não acho que isso esteja comprometido, mas acho que este é um caso em que alguém terá que se desculpar.”
Fonte: f1mania