Um receio por entrada de safety-car durante o GP da Áustria da F1 fez a Red Bull ignorar um pedido de parada de Max Verstappen. Christian Horner explicou após a corrida quais foram as decisões tomadas pela equipe e o que poderia ter sido diferente.
O três vezes campeão estava liderando a prova caseira da equipe com certa folga. Entretanto, em determinado momento, começou a se queixar no rádio que os pneus se deterioravam muito rápido e que não tinha mais aderência, pedindo para ir aos boxes, mas ficando na pista.
Acontece que quando foi aos boxes, o pit deu problema e parado 6s5 na garagem, perdeu todo o respiro que tinha para Lando Norris. O que aconteceu depois é o que já é sabido: a briga que resultou no toque e todo o desfecho nada positivo para Red Bull e McLaren.
A estratégia original do time era de que Max usasse pneus duros por dois stints, mas acabou estendendo sua permanência na pista para se protegerem de um possível carro de segurança. Portanto, para Horner, o único erro foi não se manter com duros.
“A estratégia para nós era para ser médio-duro-duro. E se você analisar o que eu acho que ele está falando é a segunda parada, porque nos estendemos para cobrir Norris, mas enquanto éramos mais rápidos que Lando, fazia sentido fazer isso, porque você tem azar com um Safety Car, você perde posição na pista.
“Portanto, enquanto tínhamos o ritmo sobre Lando, fomos capazes de manter e abrir uma vantagem, às vezes taticamente faz sentido fazer isso. Provavelmente teríamos ficado melhor com um pneu novo médio em vez de um novo duro, mas vendo a retrospectiva é uma coisa maravilhosa”, seguiu.
“Mas quero dizer, olhe, o ritmo do carro tem sido muito forte neste fim de semana. Tivemos duas poles, ele liderou todas as voltas da corrida, exceto nove, a corrida de sprint ontem, ampliou sua liderança no campeonato. Nós ampliamos nossa liderança no Campeonato de Construtores. Então, apesar de não termos conseguido a vitória, não foi totalmente desastroso”, encerrou.
Fonte: f1mania