Coreia do Norte condena exercício trilateral dos EUA, Japão e Coreia do Sul: ‘OTAN asiática’


Os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão concluíram neste sábado (29) seu primeiro exercício militar trilateral de três dias, o Freedom Edge (Borda da Liberdade, em tradução livre). A ideia é dissuadir contra “ameaças” norte-coreanas.
As nações já realizaram exercícios em conjunto antes, mas o Freedom Edge foi o primeiro a incluir diferentes setores, como o marítimo, aéreo, subaquático e cibernético.
O porta-aviões USS Carl Vinson (E), navega com o destróier Aegis da Marinha da Coreia do Sul, King Sejong, o Grande, e o destróier Aegis da Força de Autodefesa Marítima do Japão, Kongou, nas águas internacionais da costa sul da península coreana durante um recente exercício conjunto em 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.06.2024

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da República Popular da Coreia, o perigo desses exercícios é que eles são uma manifestação da organização do bloco militar trilateral desses países, informa a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA)
“Os EUA justificam-se agora dizendo que as relações trilaterais entre os EUA, o Japão e a Coreia do Sul são relações de cooperação destinadas a reforçar a estabilidade e a segurança na região e não significam uma ‘versão asiática da OTAN’, mas isto é apenas uma manobra para escapar às acusações internacionais de fabricar um bloco agressivo“, disse a pasta.
O Ministério lembra ainda que após a reunião trilateral entre Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, em agosto do ano passado, os países concordaram que, em caso de ameaça contra qualquer um deles, cooperariam imediatamente para uma resposta conjunta.

“Isto é inerentemente uma reminiscência do princípio de defesa coletiva da OTAN.”

“Os EUA, o Japão e a Coreia do Sul concordaram em realizar regularmente exercícios militares conjuntos trilaterais em vários espaços, tal como a OTAN realiza exercícios militares conjuntos anuais em todos os espaços, incluindo terra e mar, ar e ciberespaço. Isto indica que as relações entre os EUA , o Japão e a Coreia do Sul assumiram a forma de uma ‘versão asiática da OTAN‘.”
Sergei Lavrov, chanceler russo, em coletiva após reunião com seu homólogo chinês, Wang Yi, em Pequim. China, 9 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2024

A pasta nota que, diferentemente do AUKUS, a aliança de cooperação técnica para garantir a segurança dos EUA, Grã-Bretanha e Austrália, ou do sistema de cooperação trilateral para garantir a segurança dos EUA, Japão e Filipinas, o bloco militar trilateral dos EUA, o Japão e a República da Coreia são uma organização militar agressiva que pode “entrar em confronto militar contra outros países a qualquer momento sob as ordens e comando de Washington”.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Justiça nega liminares para Gustavo Mosquito e Arthur Sousa rescindirem com o Corinthians por falta de pagamentos
Próxima “Traficantes que Enfrentarem a GCM na Cracolândia Vão Tomar na Testa”, Diz Ricardo Nunes