A marca indiana Bajaj começou as operações de maneira oficial no Brasil em dezembro de 2022, e a naked Bajaj Dominar 400 tornou-se a principal motocicleta da marca no mercado brasileiro. Nestes 18 meses, a marca indiana já tem 21 concessionárias pelo país, comercializou mais de 7.500 motocicletas e acabou de inaugurar uma fábrica em Manaus (AM), a primeira unidade produtiva da Bajaj Auto fora da Índia. A meta para 2024 é triplicar o volume total de 2023, superando as 12.000 motos.
A Bajaj Auto, marca de origem indiana, é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. A companhia global tem mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários.
Por enquanto a Bajaj vende três modelos no Brasil: Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. Confira a seguir todos os detalhes da Bajaj Dominar 400.
A naked Bajaj Dominar 400 é classificada pela marca como sendo uma moto Sports Tourer. O modelo mais vendido da marca indiana no Brasil é equipado com um motor monocilíndrico refrigerado a água de 373,3 cm³, com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), que entrega 40 cv de potência a 8.800 rpm e 3,5 kgfm de torque máximo a 6.500 rpm.
O motor da Bajaj Dominar 400 trabalha em conjunto com um câmbio manual de seis marchas, que tem embreagem assistida e deslizante. Já o tanque de combustível tem capacidade para 13 litros de gasolina. Os freios são a disco nas duas rodas.
A Dominar 400 é uma moto bem completa. A suspensão dianteira da motocicleta é do tipo telescópico, com garfos invertidos de 43 mm de diâmetro. Atrás, a suspensão é do tipo monochoque com nitrox (amortecimento a gás). A moto tem ainda rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus sem câmara de 110/70 R17 na frente e 150/70 R17 atrás.
Há freios a disco com ABS nas duas rodas. Na frente, disco de 320 mm. Já a roda traseira tem um disco de 230 mm. A naked da Bajaj tem 2,15 m de comprimento, 86,3 cm de largura e 1,24 m de altura, com altura mínima em relação ao solo de 15,7 cm e distância de 1,45 m entre os eixos. A moto tem peso em ordem de marcha, ou seja, com todos os fluídos e pronta para rodar, de 192 kg.
A moto tem ainda painel duplo digital, com telas de LCD de fundo escuro, com indicador de marcha, consumo de combustível, giro do motor em RPM (rotações por minuto) e entrada USB, além de faróis full-LED, que proporcionam mais segurança e visibilidade na pilotagem.
Com o tanque cheio, o motociclista pode rodar quase 400 quilômetros sem precisar abastecer, considerando um consumo médio de combustível de 30 km/l. Essa distância pode variar de acordo com a forma da pilotagem e o peso do motociclista e, se for o caso, do garupa.
A Bajaj Dominar 400 é oferecida no Brasil em apenas uma versão, nas cores verde (Savanna Green) e preta (Charcoal Black). O preço público sugerido da Dominar 400 é de R$ 24.990.
De acordo com o Manual do Proprietário, a Dominar 400, tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem (se as revisões forem feitas nas concessionárias Bajaj do Brasil). A garantia de fábrica está limitada a defeitos de fabricação e/ou montagem de peças, e sua manutenção está condicionada aos termos descritos no Manual do Proprietário.
A primeira revisão da Dominar 400 deve ser realizada aos mil quilômetros, ou um mês, o que ocorrer primeiro, e tem um custo de R$ 136,84. A segunda revisão da moto deve ser feita aos cinco mil quilômetros, ou quatro meses, e custa R$ 374,34. A mão de obra da primeira revisão é gratuita para o cliente. A partir da segunda revisão, o proprietário deve pagar pelas peças substituídas e pela mão de obra.
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Fonte: direitonews