“A Europa como um todo precisa intensificar a defesa […] Estimamos que investimentos adicionais em defesa de cerca de 500 bilhões de euros sejam necessários na próxima década“, disse Von der Leyen em entrevista coletiva em Bruxelas na quinta-feira (27).
Ela acrescentou que a UE está muito atrás da China e da Rússia no aumento dos gastos com defesa nos últimos anos.
A presidente da Comissão Europeia disse que os fundos podem vir tanto de contribuições nacionais adicionais dos países da UE quanto dos fundos próprios do bloco.
Os líderes da União Europeia em uma reunião de cúpula em Bruxelas apelaram para um aumento nas entregas de apoio militar à Ucrânia, incluindo mísseis, munições e sistemas de defesa aérea, segundo o documento das conclusões da cúpula.
“O Conselho Europeu apela ao esforço do apoio militar à Ucrânia. Em particular, sistemas de defesa aérea, munição e mísseis são urgentemente necessários”, lê-se no documento.
Por sua vez, Moscou afirmou repetidamente que a assistência militar ocidental não augura nada de bom para a Ucrânia e apenas prolonga o conflito, e que qualquer carregamento de armas se torna um alvo legítimo para o Exército russo.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil