Durante a primeira quinzena do mês de junho, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) intensificou seus esforços para mobilizar parlamentares em prol da erradicação da Peste Suína Clássica (PSC) nos estados do Piauí e Ceará. Ao todo, foram mais de 20 gabinetes de deputados visitados, com intuito de solicitar apoio para emendas que visem à erradicação da PSC. Na oportunidade foi entregue o estudo feito pela Associação “Retrato da Suinocultura Brasileira 2024”, que mostra os principais números do setor e a importância da cadeia ao Brasil.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explicou que há urgência na necessidade de recursos. “É fundamental garantir a sanidade do rebanho suinícola, que é crucial para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico das regiões afetadas pela PSC. Estamos comprometidos em trabalhar para assegurar os recursos necessários”.
Nas agendas, a ABCS se colocou à disposição dos parlamentares para eventuais esclarecimentos, destacando a importância da erradicação da PSC para a segurança econômica e sanitária do setor.
Comissão Mista de Orçamento debate recursos para PSC
Além das visitas aos gabinetes dos parlamentares, a gerente de relações governamentais da ABCS, Ana Paula Cenci, esteve reunida com a equipe técnica da Comissão Mista de Orçamento para apresentar dados detalhados do Programa Brasil Livre de PSC. Durante a reunião, Cenci solicitou o apoio do presidente da Comissão, deputado Júlio Arcoverde (PP/PI), para a inclusão de verbas destinadas à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e às agências de defesa estaduais dos estados da Zona Não Livre, no orçamento de 2025, garantindo a continuidade das etapas de vacinação.
Para a assessora governamental, é preciso um esforço conjunto entre parlamentares, autoridades e setor privado para assegurar a sanidade do rebanho suinícola. “Apoiar a erradicação da PSC não é apenas uma questão de saúde animal, mas também de desenvolvimento regional. Com os recursos adequados, podemos proteger nossos produtores e fortalecer a economia local”, esclareceu.
A equipe técnica da Comissão demonstrou interesse no programa e solicitou que a ABCS organize uma reunião entre parlamentares e o MAPA para discutir mais detalhadamente a questão. A entidade continua suas ações de mobilização e diálogo com os deputados e demais autoridades responsáveis.
Fonte: noticiasagricolas