Sede do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde será entregue neste sábado (29)


Mais uma opção de lazer será entregue aos luverdenses neste sábado (29). Após o período de reforma, a Casa de Pedra será reaberta e se tornará sede do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde. O espaço terá exposições permanentes e temporárias, com a trajetória do município, por meio das narrativas históricas, além de diversos materiais usados pelos primeiros moradores.

A cerimônia de reinauguração será aberta ao público e acontecerá neste sábado, dia 29 de junho, a partir das 16h, na Rua Santa Fé, no centro da cidade.

Na ocasião, será realizado o tombamento do espaço como Patrimônio Histórico e Cultural do município.

Sobre a Casa de Pedra

A Casa de Pedra foi inaugurada em 27 de novembro de 2004, com o objetivo de se tornar a sede administrativa do Parque dos Buritis, no coração de Lucas do Rio Verde. Marcada na história por suas características peculiares, com seu formato octogonal, a casa foi construída no estilo rústico com “Pedras Cangas”, que foram retiradas das margens da BR-163, na região da Comunidade São Cristóvão.

Apesar de ter sido arquitetada para sediar o corpo administrativo do parque, o espaço nunca foi utilizado para essa finalidade, e sediou durante os anos a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a Casa do Artesão, a Guarda Civil Municipal, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), a Casa dos Conselhos e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em março de 2024, foi dado início a reforma da Casa de Pedra para adequação e ocupação pelo Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, momento em que foi iniciado também o processo de tombamento do bem como Patrimônio Histórico e Cultural do município. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

ASSESSORIA

Fonte: nortaomt

Anteriores Antonio de Paula declara apoio do PMB a Edilson Piaia
Próxima Sem espaço para "aventureiros", a implementação do cultivo de algodão exige atenção aos custos de produção e cuidados agronômicos