Nesta quinta-feira, 27 de junho, a Polícia Federal em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) deflagrou a Operação CashBack, visando desmantelar uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro e tráfico de drogas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
A ação resultou na execução de 18 mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Além das prisões, foram realizadas medidas de sequestro de bens e bloqueio de contas pertencentes aos investigados.
As investigações, que tiveram início em janeiro de 2022, foram impulsionadas após a apreensão de R$ 1,5 milhão escondidos na carroceria de um veículo que se deslocava do Rio de Janeiro para São Paulo.
Durante o curso das operações, a Polícia Federal realizou duas grandes apreensões de drogas ligadas ao grupo criminoso. Em maio de 2022, foram interceptados aproximadamente 805 kg de cocaína em Piraí/RJ e, em outra ação, mais 808 kg da mesma substância em Seropédica/RJ. A droga estava destinada a comunidades controladas por facções criminosas no Rio de Janeiro.
Os membros da organização criminosa, já denunciados pelo GAECO/MPRJ, responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, conforme previsto pela legislação brasileira.
Fonte: gazetabrasil