Neste próximo final de semana a Fórmula 1 chega à Áustria e o clima promete ser um dos protagonistas. Sol e muito calor estão previstos, mas há também a possibilidade de pancadas de chuva no domingo, dia da corrida.
As temperaturas devem ficar em torno dos 30°C ao longo do fim de semana, com sexta-feira e sábado (treinos classificatórios e corrida Sprint) secos e ensolarados. No entanto, o clima na região central da Europa é instável, e tempestades atingiram o norte da Itália nos últimos dias, aumentando a chance de chuva também na Áustria.
No domingo, há previsão de temporais em Tirol, Salzburg e Spielberg, onde fica o circuito Red Bull Ring. A temperatura deve se manter na casa dos 30°C.
O vento não será um fator determinante, mas mudará ao longo do fim de semana. Na sexta-feira, ele soprará de sudoeste, o que significa vento contra na freada da curva 4. No sábado, muda para noroeste, criando vento a favor no grampo da curva 3. No domingo, o vento nordeste trará resistência na freada da curva 1.
Um ponto importante para as equipes será a temperatura da pista e o gerenciamento do sistema de arrefecimento para lidar com o calor extremo. Com a pista podendo chegar a 50-60°C, cuidar dos pneus C3, C4 e C5 da Pirelli será essencial. Haverá a necessidade de encontrar um equilíbrio entre refrigeração e resistência aerodinâmica.
Reduzir o arrasto é fundamental para a configuração dos carros no Red Bull Ring. Porém, abrir as entradas de ar para controlar a temperatura aumenta o arrasto. Pouco arrasto tornaria o carro vulnerável nas retas, enquanto pouca refrigeração pode comprometer o desempenho na corrida.
Fonte: f1mania