Gisela lidera entre homens e amplia vantagem com mulheres na disputa pela sucessão na OAB-MT


Conteúdo/ODOC – A última pesquisa do Instituto IDOC, voltada para a disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Mato Grosso, distinguiu a intenção de voto dentre advogados e advogadas no estado. Nos dois cenários, a atual presidente Gisela Cardoso vence seus concorrentes.

Na pesquisa, o IDOC questionou: “Se a eleição da OAB MT fosse hoje, em quem você votaria p/Presidente?”.

Dentre o público masculino (advogados), Gisela Cardoso aparece em primeiro nas intenções de voto com 33,15%; Pedro Paulo tem 18,85% em segundo e Xênia Guerra surge em terceiro com 13,20%. Nesse público, 34,80% não souberam responder.

Já no público feminino (advogadas), a vantagem da atual presidente é ainda maior. Gisela também surge em primeiro, só que agora com 43,55% das intenções de voto; Xênia Guerra tem 12,85% e Pedro Paulo fica em terceiro com 12,40% dos votos. Nesse público 31,20% não souberam responder.

“Separamos as intenções de votos por sexo, pois temos uma presidente mulher, outra mulher na disputa que está empatada tecnicamente com o segundo colocado homem. Os números indicam que a disputa pode se polarizar entre duas mulheres ou uma mulher e um homem. Além disso, verificamos que houve diferença clara nos números quando os votantes são homens ou mulheres. A diferença na intenção de votos é visível”, explicou Lucas Félix, pesquisador responsável pelos dados.

Conforme apontado pelo instituto, foram 1585 entrevistados, tendo como público alvo advogados da Seccional Cuiabá e mais 27 subseções de MT.

As entrevistas foram feitas de 10 a 18 de junho de 2024, via telefone. O grau de confiança dos dados é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Fonte: odocumento

Anteriores F1: Drugovich é candidato para Williams como alternativa a Sainz
Próxima Nova York atinge o maior nível de pessoas sem-teto em quase 20 anos