A Receita Federal libera às 10h desta sexta-feira (21) a consulta do 2.º lote da restituição do Imposto de Renda. O dinheiro será depositado no dia 28 de junho, próxima sexta.
Neste segundo lote serão pagos R$ 8,5 bilhões para 5.755.667 contribuintes. A restituição do Imposto de Renda é um valor devolvido pelo governo àqueles que pagaram mais imposto do que deveriam no ano anterior.
Para saber se tem algo a receber neste lote, o contribuinte pode acessar os aplicativos da Receita Federal no smartphone ou tablet ou acessar a página www.gov.br/receitafederal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. Se houver alguma pendência na declaração, basta retificá-la, informa o órgão.
Como é feita a restituição do Imposto de Renda?
O pagamento é feito por lotes, sendo cinco no total, e eles seguem uma ordem de prioridade. Além dos grupos tradicionais, como idosos e pessoas com deficiência, neste ano, moradores de municípios do Rio Grande do Sul afetados por inundações também estão entre os contribuintes que receberão antes a restituição.
Os grupos prioritários são:
- Idosos acima de 60 anos, com prioridade especial para aqueles com mais de 80 anos;
- Pessoas com deficiência física ou mental e moléstia grave;
- Professores;
- Demais contribuintes, de acordo com a ordem de entrega da declaração, com preferência para os que utilizaram a declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
Veja como ficou a distribuição do segundo lote:
- 140.360 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.812.767 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
- 252.738 contribuintes, priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul.
Em qual conta minha restituição do Imposto de Renda vai cair?
O pagamento da restituição, no dia 28 de junho, será realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Caso apareça o valor a ser restituído mas ocorra problema na conta, como erro ou desativação, os valores vão para o Banco do Brasil, de onde podem ser resgatados pelo contribuinte em até um ano.
Nesse caso, é possível reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB (www.bb.com.br/irpf) ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos). Vencido o período de um ano, será necessário solicitar o valor pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal.
Quais são os próximos lotes de restituição do IR 2024?
Se você não foi incluído nesta primeira etapa, fique atento às datas de pagamento dos próximos lotes:
3.º lote: 31 de julho
4.º lote: 30 de agosto
5.º lote: 30 de setembro
Quer aprender a pagar menos impostos dentro da lei? Então baixe o e-book gratuito “Como pagar menos impostos”, que ensina a economizar no pagamento de diversos tributos, incluindo o Imposto de Renda!
Fonte: gazetadopovo