F1: Mercedes levou atualização “oculta” para Barcelona


A Mercedes surpreendeu no início deste final de semana do GP da Espanha de Fórmula 1, ao revelar a utilização de um assoalho mais leve, apesar de não constar na lista oficial de atualizações apresentada à FIA.

Barcelona é tradicionalmente palco de grandes pacotes de atualizações pelas equipes, buscando avaliar o verdadeiro desempenho dos carros. A Ferrari, por exemplo, introduziu sete alterações, enquanto a Red Bull Racing listou seis.

A ausência de upgrades listados pela Mercedes gerou questionamentos na coletiva de imprensa na sexta-feira. “Trouxemos peças, e bastante para essa corrida, mas talvez não as mais visíveis”, respondeu o chefe da equipe, Toto Wolff.

Embora Wolff tenha confirmado a existência de atualizações, o documento oficial não as mencionava. Segundo o Motorsport.com, a explicação está no próprio assoalho: ele mantém o formato e a geometria originais, porém com peso reduzido.

Apenas componentes com alterações de forma precisam ser listados. Com isso, o assoalho mais leve passou despercebido. Apesar da ‘surpresa’, a redução de peso certamente trará benefícios de performance. A Mercedes busca retomar seu lugar no topo da Fórmula 1 e essa atualização é mais um passo nessa direção. A equipe encerrou a sexta-feira em alta, com Lewis Hamilton liderando o segundo treino livre. O piloto britânico destacou que ‘o carro está ótimo’.

Os últimos GPs têm sido promissores para a Mercedes. George Russell conquistou o quarto lugar em Mônaco e em seguida, a pole position e o terceiro lugar no Canadá. Pela primeira vez na temporada, a equipe pareceu capaz de brigar com Red Bull e McLaren, mostrando sinais de recuperação após um início de ano complicado.

“Desde Ímola, trouxemos upgrades para todas as corridas, grandes e pequenos”, disse Wolff sobre o progresso da equipe. “Existem as novidades visíveis, sobre as quais as pessoas falam, e outras que não são. Mas foram atualizações aerodinâmicas e mecânicas. Na parte mecânica, vimos que o carro está muito bom em ondulações e zebras. A pilotagem está bem suave. E eu diria que todos esses pequenos ganhos contribuíram para melhores tempos de volta”, encerrou o chefe da Mercedes.

Fonte: f1mania

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