Mattia Binotto, chefe de equipe na Ferrari, destacou a degradação dos pneus como uma razão significativa por trás de seu déficit atual para a Red Bull, em termos de desempenho nas corridas.
O piloto da equipe, Max Verstappen, venceu as últimas cinco corridas, apesar de ter largado mais para trás no grid em alguns desses eventos, subindo da quarta fila no GP da Itália para conquistar uma vitória confortável, apesar de Charles Leclerc ter conquistado a pole position em ritmo absoluto.
A Ferrari não conseguiu competir com Verstappen em uma corrida completa nos últimos tempos, apesar de seu carro ainda ser pelo menos tão rápido quanto o RB18 em uma volta.
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Mas enquanto os dois pilotos da Ferrari fizeram o seu melhor para acompanhar o atual campeão, Verstappen e a Red Bull mantiveram a vantagem sobre seus concorrentes.
O chefe da Ferrari apontou os pneus como uma parte significativa disso, explicando que a degradação dos pneus fez com que o ritmo deles caísse mais rápido durante as corridas, permitindo que Verstappen se livrasse do grupo de perseguidores.
Essa é uma área prioritária para a Ferrari tentar melhorar, embora Binotto tenha admitido que isso pode não acontecer ainda na atual temporada.
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“Acho que não olhamos apenas para as duas corridas anteriores, mas também para as três últimas, porque também incluiria a Hungria”, disse Binotto, citado pelo Motorsport.com.
“Nas últimas corridas, acho que o desempenho da Red Bull foi melhor que o nosso. Não na qualificação, ainda temos um bom ritmo, então o desempenho puro ainda está lá.”
“Mas com o ritmo de corrida, estamos sofrendo muita degradação dos pneus. A esse respeito, acho que a Red Bull é um carro melhor, então eles foram capazes de desenvolver esse carro para um melhor equilíbrio, o que não fizemos”, disse ele.
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“É algo que estamos analisando, porque precisamos resolver, mesmo se não for nesta temporada, certamente será na próxima”, disse Binotto.
“Se olharmos para as últimas corridas, onde em termos de degradação dos pneus não fomos os melhores, certamente tivemos problemas com o equilíbrio do carro.”
“Ter um equilíbrio correto, velocidade média-alta para curvas de baixa velocidade, gerou superaquecimento nos pneus, o que de alguma forma traz a degradação. Então, sabemos que o equilíbrio do carro não foi o certo, e a razão desse mau equilíbrio do carro, foi devido aos desenvolvimentos aerodinâmicos. Foi um ponto de interrogação para nós”, acrescentou.
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A alta degradação de pneus pode ser uma explicação para o desempenho inferior da Ferrari, mas com certeza a situação da equipe e de Charles Leclerc nos campeonatos de construtores e de pilotos, seria outra caso não tivessem ocorrido tantos erros de estratégia da Scuderia.